MUHCAB recebe Exposição de Fotografias e Filme Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade

MUHCAB, recebe na próxima quinta (11/08), a partir das 18h, o projeto Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade, idealizado por Rodrigo Moraes.

MUHCAB, Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, recebe na próxima quinta (11/08), a partir das 18h, o projeto Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade, idealizado por Rodrigo Moraes.

Derivado no longa-metragem Okutá Ió (2022), Okutá Ió – retratos de ancestralidade é um projeto financiado pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através do edital FOCA.

Okutá Ió revisita a história e manifestações culturais de matriz africana da região da Pequena África, no Rio de Janeiro. Com atenção para as consequências para a população local das transições no espaço urbano por meio de obras na região portuária voltadas para grandes eventos na cidade. O candomblé, o batuque do samba e as discussões em torno da resistência negra propõe uma reflexão sobre nosso papel na sociedade.

O FILME

Okutá Ió é um filme feito a partir da convivência constante com membros da comunidade da Pequena África e na experiência de eventos e manifestações dentro do universo cultural que tem como palco a Zona Portuária carioca. Para trazer um pouco desses cosmos, o filme entrevista uma série de personagens com saberes históricos e experiências pessoais intrínsecas à dinâmica daquele local, a exemplo das Tias na nova geração: Celina, Maria Moura, Sônia, Lúcia e Carmem. Há também um lado de cinema direto no filme, no sentido do testemunho de eventos que aconteceram no território tema ilustrando a diversidade das expressões afro: Balaio das Yabás, o Dia de Iemanjá, Rodas de samba na Pedra do Sal, o teatro de rua, entre outros. Na montagem, a obra dispõe depoimentos e registros presenciais de eventos afim de ilustrar e construir em conjunto sentidos de solidariedade, afeto, fé, luta e resiliência.

A exibição do filme acontecerá no dia (12/08), no site https://okutaio.com/.

Equipe do Filme

Diretor: Rodrigo Moraes

Diretor Assistente e Produtor Executivo: Pedro Félix

Produção: Juliana Di Lello e Julia Couto

Assistência de Direção: Heloísa Machado

Fotografia: Nina Tedesco, Vitor Novaes, Daniel Soares e Ana Luísa Magioli

Fotografia Adicional: Alessandra Stropp, Alexandre D’Lou, Sofia Maria e Demétrio Rodrigues

Som Direto: Adriano Rayol e Thomaz Viterbo

Montagem: Taís Lobo e Rodrigo Moraes

Edição de Som e Mixagem: Tiago Sobral

Correção de Cor: Pedro Félix

Projeto Gráfico: Karina Gomes

Exposição

A exposição reúne 20 fotografias de Maurício Horta, morador do Morro da Providência, foi o primeiro fotógrafo a clicar o morro durante a noite e Rodrigo Moraes, todas sobre a zona portuária e sobre manifestações da cultura afro-brasileira.

Equipe do Projeto

Rodrigo Moraes: Idealização, direção, produção e edição de imagens

Maurício Hora: Expositor

Joana Rodrigues e Ana Luiza Aguiar: Produção Executiva

Luther Modesto: Cenógrafo

Raquel Machado: Museóloga e Gestão das Redes Sociais

Pedro Félix: Operador de câmera dos eventos

Carolina Lavigne: Assistência de Edição e Legendagem

Karina Gomes: Identidade Visual

Leo Viana: Web Designer

Julio Luz: Assessoria de Imprensa

Serviço

Okutá Ió – Retratos de Ancestralidade

MUHCAB

R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Quinta a domingo, 10h às 20h

Classificação: Livre

Entrada Franca

Informações:

Período: 11 a 27 de agosto de 2022