Carnaval Carioca: Sambistas aprovam melhorias do Sambódromo

As melhorias caíram no gosto de sambistas como Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela, última escola a fazer o desfile de ensaio no domingo (13/03).

Após o silêncio de dois anos imposto pela pandemia, o Sambódromo voltou a receber sambistas e apaixonados pelo carnaval neste fim de semana. Seis escolas de samba participaram dos ensaios técnicos na Sapucaí, no espaço que passou por recente revitalização. As melhorias caíram no gosto de sambistas como Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela, última escola a fazer o desfile de ensaio no domingo (13/03).

– Estou emocionada por pisar de novo na Sapucaí. Este ensaio é o início de uma realização, para mim. E a conclusão do sonho vai ser no desfile oficial. Vi que fizeram umas obras aqui. Os sambistas merecem, pois quem não gosta de samba, já sabe, né? Bom sujeito não é – disse Surica.

Tia Surica desfilou pela sua Portela – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Tia Surica desfilou pela sua Portela – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

As melhorias feitas pela Prefeitura, um investimento de R$ 26 milhões, englobam recapeamento e pintura especial, novo sistema de escoamento da água da chuva para evitar poças que atrapalhem a evolução das escolas, adequação de toda a parte elétrica e novo sistema de prevenção de incêndios – atendendo exigências do Corpo de Bombeiros -, renovação do entorno da Avenida Marquês de Sapucaí e iluminação cênica inédita, entre outras intervenções que serão percebidas pelo público e pelos componentes das agremiações que desfilarão oficialmente em abril.

Wanderley Monteiro, um dos compositores do samba da Portela este ano, elogiou a iniciativa pelo investimento em melhorias:

– Todos nós merecemos. O Rio merece. Essa avenida traz muito turista para a cidade. Obra aqui não representa gasto. É investimento – destacou Wanderley, que desfilou ao lado do carro de som.

O público também pôde aproveitar as melhorias do espaço. O comerciante Cristiano Oliveira da Silva, morador da Penha, participou do ensaio da sua Imperatriz Leopoldinense e, encerrado o desfile, foi para a arquibancada assistir à Portela.

– Já desfilei cinco vezes e conheço bem esse lugar como a palma da minha mão. O Sambódromo está mais bonito e confortável – afirmou.

Além da Imperatriz e da Portela, o público aplaudiu também a São Clemente, no domingo. No sábado (12/03), a temporada de ensaios já havia sido aberta por três escolas da Série Ouro (antigo Grupo de Acesso): Em Cima da Hora, Império Serrano e Lins Imperial.

Os ensaios técnicos seguirão nos fins de semana, com acesso gratuito do público às arquibancadas. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação em dia.

A Portela encerrou o primeiro fim de semana de ensaios técnicos – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
A Portela encerrou o primeiro fim de semana de ensaios técnicos – Fabio Motta / Prefeitura do Rio