Depois das escolas da Série Ouro, chegou a vez do Grupo Especial no Sambódromo

Depois de dois anos, as escolas de samba do Grupo Especial voltam à Marquês de Sapucaí. Nesta sexta-feira (22/04), primeiro dia de desfiles, entram em cena seis escolas

Depois de dois anos, as escolas de samba do Grupo Especial voltam à Marquês de Sapucaí. Nesta sexta-feira (22/04), primeiro dia de desfiles, entram em cena seis escolas: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor. No sábado (23/04), se apresentarão Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.

O Sambódromo recebeu, na quinta-feira (21.04), o segundo dia de desfiles da Série Ouro. Oito agremiações completaram a competição do antigo Grupo de Acesso, que vai garantir uma vaga no Grupo Especial em 2023: Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Vigário Geral, Império da Tijuca e Império Serrano. Na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, foi realizado o desfile das agremiações do Grupo de Avaliação. Já no Terreirão do Samba, a programação começou às 19h e contou com atrações como Fundo de Quintal, Dorina e Grupo Clareou. A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de eventos e entornos.

Confira as ações realizadas no segundo dia de desfiles da Série Ouro:

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

As ações de fiscalização e ordenamento feitas pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) no entorno do Sambódromo e na Intendente Magalhães no segundo dia de desfiles resultaram em duas conduções de suspeitos para delegacia. Foram aplicadas 337 multas, após flagrantes de infrações de trânsito, e quatro veículos foram rebocados. Equipes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) fiscalizaram 128 ambulantes com objetivo de coibir o comércio sem autorização e de itens proibidos. Ao todo, 114 garrafas de vidro, que possuem venda proibida em comércio ambulante, foram apreendidas. Em dois dias de ações, 218 ambulantes foram fiscalizados na região, que resultaram na apreensão de mais de 400 itens.O efetivo da GM-Rio também distribuiu 159 pulseirinhas de identificação para crianças. A ação faz parte de uma campanha de conscientização contra a exploração infantil, realizada em parceira com a Assistência Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A SEOP e a GM-RIO atuam em operação especial para o carnaval 2022 no Sambódromo com mais de 500 agentes por dia, entre guardas municipais e agentes da ordem pública, que trabalham nos pontos de bloqueio montados pela CET-Rio no entorno da passarela do samba. Além disso, os agentes auxiliam as escolas de samba no deslocamento dos carros alegóricos com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito. Esta ação acontece tanto na Sapucaí quanto na Intendente de Magalhães.

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) esteve mais uma vez presente na noite de desfiles, oferecendo assistência, garantindo a adequação sanitária dos alimentos comercializados e dos serviços prestados e realizando ações de orientação e promoção da saúde. Nos sete postos médicos montados na Passarela do Samba, foram 297 atendimentos médicos prestados e 10 transferências de pacientes realizadas para unidades da rede de urgência e emergência do município. Somando as duas noite da Série Ouro, já foram 514 pessoas atendidas nos sete postos médicos da SMS-Rio no Sambódromo, com remoções para hospitais, UPAs ou coordenações de emergência regional. Ao todo, 22 unidades da rede municipal de urgência e emergência atuam como retaguarda para receber pacientes com quadros mais graves removidos da Marquês de Sapucaí. A Central Municipal de Regulação coordena as transferências. Órgão da SMS-Rio, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) atua nas noites de desfiles com 65 servidores dedicados às fiscalizações sanitárias, não só nos estabelecimentos e serviços voltados ao preparo de alimentos, mas também referentes a questões de saúde e de engenharia.

As ações são realizadas no Sambódromo e também no Terreirão do Samba e nas áreas públicas do entorno onde há comércio ambulante. Nesta segunda noite da Série Ouro foram 81 inspeções sanitárias, com quatro autos de infração expedidos, totalizando, até o momento, 10 multas sanitárias aplicadas por não adequação às normas.

COMLURB

A Comlurb removeu 36 toneladas de resíduos do Sambódromo nesta quinta-feira (21/04), no segundo dia de desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro, que disputam o direito de integrar o Grupo Especial em 2023. Durante o dia, de 7h às 20h, os garis prepararam o grande palco e deixaram tudo limpo retirando 12 toneladas de lixo. Após a passagem das escolas foram removidas 24 toneladas. Os desfiles de quarta e quinta somaram 76,4 toneladas de resíduos apenas no interior da Passarela do Samba. A Companhia está atuando com 287 garis na limpeza noturna do Sambódromo, 11 para limpeza de postos de saúde e mais 198 na diurna, após os desfiles.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

No segundo dia de carnaval, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou ações que já realiza no entorno do Sambódromo, de proteção de crianças e adolescentes em 29%, tendo atendido, orientado e identificado 536 crianças e adolescentes com suas famílias. No dia anterior, foram 384. Além disso, nas ações de abordagem socioassistencial, uma criança foi acolhida em abrigo por educadores da SMAS. No Sambódromo, no Terreirão e na Intendente Magalhães, foram distribuídas 1.134 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes. No Sambódromo a Secretaria Municipal de Assistência Social atua em parceria com o Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no programa “Folia Legal”. Nos cinco dias de carnaval estarão sendo disponibilizadas dez mil pulseiras, além de realizada campanha de orientação e conscientização sobre violações aos direitos das crianças e dos adolescentes, como no caso de consumo de álcool e trabalho infantil, entre outros. As equipes de abordagem social da SMAS atenderam 872 pessoas em situação de rua nas áreas do carnaval e nas zonas Norte e Sul, sendo que 73 pessoas foram acolhidas, entre elas um idoso e uma criança. Também com o CMDCA, funcionários da Assistência Social distribuíram 1.530 folders e ventarolas da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Sambódromo, no Terreirão e na Intendente Magalhães. Na Rua Benedito Hipólito 163 há um espaço para atendimento de crianças desacompanhadas ou perdidas dos responsáveis, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando no entorno do Sambódromo, ou crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, como trabalho infantil.

CET-RIO

O esquema especial de trânsito no Centro e em todos os seus acessos teve início na terça-feira (19/04). A operação conta com 260 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalham para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários. São disponibilizados 19 reboques para desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais. Também são utilizados 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego. O Centro de Operações da Prefeitura monitora toda a área do evento pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

– Veja a operação especial de trânsito para os desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães

TRANSPORTE

A Prefeitura do Rio preparou uma operação especial para o sistema de transporte público no Carnaval. A orientação é para que a população planeje seus deslocamentos considerando as interdições que ocorrem nos entornos do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte. As linhas de ônibus sofreram modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas. Metrô e Supervia funcionam durante a madrugada, e táxis têm pontos de embarque no entorno do Sambódromo. As informações completas das modificações nos itinerários do ônibus, do esquema de trens, metrô, VLT, BRT e táxis estão disponíveis no site da prefeitura.

– Veja aqui as modificações nos itinerários dos ônibus, e esquema de trens, metrô, VLT, BRT e táxis.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio procure antecipar a sua chegada;

Evite circular de carro no Centro da Cidade; Busque rotas alternativas. Há um grande número de interdições na região, com movimentação de carros alegóricos;

Nos dias de carnaval, a Prefeitura monitora a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;

Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, pois reboques estão circulando na região;

Para garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deve ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área;

Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem e que necessitem acessar a região interditada do Sambódromo devem fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) em seu nome.

VEJA IMAGENS DO SEGUNDO DIA DE DESFILES DA SÉRIE OURO

Imperial – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Imperial – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Unidos de Padre Miguel – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Unidos de Padre Miguel – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Inocentes de belford roxo – Fabio Motta / Prefeitura do Rio
Inocentes de belford roxo – Fabio Motta / Prefeitura do Rio