Cia Bachiana Brasileira apresenta V Festival Bach do Rio de Janeiro 2022

A Sociedade Musical Bachiana Brasileira, dirigida pelo maestro Ricardo Rocha, apresenta, no mês de maio, o V Festival Bach do Rio de Janeiro

A Sociedade Musical Bachiana Brasileira, dirigida pelo maestro Ricardo Rocha, apresenta, no mês de maio, o V Festival Bach do Rio de Janeiro. Com novidades em sua programação, sua montagem é uma realização do Prêmio Funarte Festivais de Música 2021, com a promoção e o apoio da Firjan, com seus recursos e espaços, como o Centro de Convenções e o Teatro SESI.

Teaser: https://youtu.be/xHNWPUYmDJA – IV Festival Bach

Essa V edição, a ser apresentada nos dias 03, 05 e 06 de maio, não estará restrita à execução musical dos seus conjuntos de Orquestra e Coro de Câmara, mas virá trazendo surpresas como duas palestras com espaço para perguntas e debate, um filme e, no concerto, a participação especial de um madrigal de convidados, apresentando três famosas obras do repertório de Bach. O concerto é um painel expressivo de quatro das maiores obras-primas do repertório coro-orquestral, que ilustra, em síntese, a história da fé do compositor.

Palestras e Concerto

O Festival começa no dia 03 com a palestra “Carta à posteridade de um coração ecumênico”, que aborda a trajetória da história da Música Ocidental dos séculos IV ao XX, apresentando a linhagem que nos levará de Bach, na Alemanha do século XVIII, até a chegada de Villa-Lobos no Brasil do século XX.

Será seguida da análise da mais importante obra de toda a sua produção, a enigmática ‘Missa em si menor’, escrita quase que secretamente ao longo de 25 anos e por ele mesmo descrita como “meu testamento como músico e como cristão numa declaração só”. Pouco mais de um ano depois, Bach faleceu sem nunca tê-la ouvido, e a sua estreia aconteceu somente 106 anos após a sua morte.

Na quinta, dia 05, no Teatro do SESI, será a vez do Concerto Retratos Musicais de sua obra coro-orquestral, um painel de movimentos escolhidos entre obras-primas de Bach com Madrigal, Orquestra de Câmara e um Coro de Convidados.

Por fim, na sexta, 06 de maio, último dia do Festival, a ideia é a de mostrar a ponte entre a música de Bach e a sua influência na brasileira. A palestra, intitulada MBC, Música Brasileira de Concerto, será seguida de filme e debate sobre esta literatura musical que o Brasil vem escrevendo há mais de 300 anos, destacando a necessidade de políticas públicas que invistam na descoberta, no resgate e na difusão deste que é um grande tesouro musical brasileiro. As palestras dos dias 03 e 06 de maio serão apresentadas pelo maestro Ricardo Rocha no Centro de Convenções – 2º andar da FIRJAN

Serviço:

V Festival Bach do Rio de Janeiro – 2022, com a Cia Bachiana Brasileira

Palestras: 03 e 06 de maio

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções – 2° andar da FIRJAN

Concerto: 05 de maio

Horário: 19h

Local: Teatro Firjan SESI Centro

Endereço: Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 20 (inteira) e 10 (meia-entrada)

Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou pelo site da Sympla

Vendas abertas:

https://bileto.sympla.com.br/event/73022

Classificação: Livre