Museu do Pontal tem exposições em cartaz e programação cultural

 Inaugurada há apenas sete meses, a nova sede do Museu do Pontal na Barra da Tijuca já recebeu mais de 20 mil visitantes e vem se consolidando como um dos principais equipamentos culturais da cidade. Durante o mês de maio, toda a programação oferecida gratuitamente aos fins de semana irá celebrar a potência cultural da Zona Oeste.

Artistas e coletivos da região irão ocupar o Museu do Pontal com atividades alinhadas ao propósito da instituição de valorizar a cultura popular brasileira em suas mais variadas manifestações.

Neste fim de semana estão programadas oficinas de criação de instrumentos musicais a partir de sucata, de danças populares e lançamento do livro “Danças do Brasil”, de Ieda de Oliveira.

Além das atividades especiais da ocupação Zona Oeste, o Museu do Pontal segue oferecendo Visitas Musicadas e Baú de brinquedos populares.

As seis exposições em cartaz – “Novos Ares! Pontal Reinventado” –também oferecem obras jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com um vídeo da brincadeira.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA CULTURAL DE 14 E 15 DE MAIO DE 2022

·                    SÁBADO, DIA 14 DE MAIO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira


12h e 17h – Baú de Brinquedos

16h – Oficina de criação de instrumentos musicais a partir de sucata
Voltada para toda a família, a oficina de criação de instrumentos musicais a partir de sucatas, realizada pelo Ponto de Cultura Lata Doida, de Realengo, irá compartilhar ideias e técnicas simples sobre como fazer – e tocar – instrumentos musicais de cordas, sopro e percussão a partir de materiais que iriam para o lixo. 

Reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério de Cultura em 2014, a Lata Doida não tem fins lucrativos e atua a partir da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro desde 2008 por meio de projetos socioculturais e ambientais, a fim de contribuir para uma sociedade mais humana, justa e sustentável.

·                    DOMINGO, DIA 15 DE MAIO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira

12h e 17h – Baú de Brinquedos

16h – Oficina de danças populares e lançamento do livro “Danças do Brasil”

Nesta vivência, integrantes da Casa do Saber Popular, sediada em Guaratiba, vão ensinar fundamentos de capoeira, coco, jongo, maculelê e ciranda. Serão apresentados os instrumentos, passos e alguns cantos de cada expressão, ampliando os saberes dos participantes acerca das riquezas culturais brasileiras. Durante a atividade também ocorrerá o lançamento do livro Danças do Brasil, de Ieda de Oliveira, moradora do Recreio, com ilustrações de Cecília Murgel

Recomenda-se a reserva antecipada para as exposições e atividades de sábado e domingo. Basta acessar https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/.  Se não conseguir, não se preocupe. O Museu sempre reserva uma cota para retirada na recepção