Museu do Pontal viaja pelo folclore e culturas populares

Museu do Pontal fará uma viagem pelos saberes, costumes, lendas e celebrações que são entendidos como parte do folclore brasileiro e das amplas culturas populares que resistem em todo país

Nesse mês de Agosto o Museu do Pontal fará uma viagem pelos saberes, costumes, lendas e celebrações que são entendidos como parte do folclore brasileiro e das amplas culturas populares que resistem em todo país, trazendo oficinas variadas que vão destacar a diversidade cultural e os universos da música, das tradições orais, das festas, das criações visuais e demais saberes  populares.

Este fim de semana,nos dias 6 e 7 de agosto de 2022,acontecerão a apresentaçãodo Boi Brilho de Lucas, e a contação de histórias de Juliana Costa, além das Visitas Musicadas às exposições e o Baú de Brinquedos Populares, em horários pela manhã e à tarde, no sábado e no domingo.

O público poderá ainda visitar o conjunto de seis exposições “Novos Ares! Pontal Reinventado”, com mais de 2 mil obras, além de conteúdos audiovisuais, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk.

Contação de historias Juliana - Foto: Yasmin Nascimento
Contação de historias Juliana – Foto: Yasmin Nascimento

O Museu do Pontal abriga ainda a cafeteria Divino Café e a loja de arte popular brasileira GIM Galeria Imaginária, com obras e peças de design de artistas populares contemporâneos.

Museu do Pontal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como patrocinador estratégico o Instituto Cultural Vale, e como patronos o BNDES, Itaú, Repsol Sinopec Brasil, e ainda a Prefeitura do Rio.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA CULTURAL 6 e 7 DE AGOSTO 2022

·                    SÁBADO, 6 DE AGOSTO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira

12h e 17h – Baú de Brinquedos Populares

16h – Boi Brilho de Lucas

·                    DOMINGO, 7 DE AGOSTO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira

12h e 17h – Baú de Brinquedos

16h – “Te Conto que me Contaram”, contação de histórias com Juliana Costa