Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

A cerimônia aconteceu no Petit Trianon, o palacete sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Ao chegar para a cerimônia, Gianetti falou sobre a honra de participar da Academia.

Mineiro, de Belo Horizonte, Gianetti, que tem 65 anos, foi eleito para integrar a Academia em dezembro de 2021. Além do renome na economia, também é referência em temas como ética e filosofia.

Venceu por duas vezes o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da cena literária do país: a primeira, em 1994, com Vícios privados, benefícios públicos?, livro em que busca a resposta para questões que envolvem as relações entre ética e economia; e, a segunda, em 1995, pela publicação As partes & o todo, também sobre economia.

Em 2004, foi vencedor do prêmio Economista do Ano, concedido pela Ordem que reúne profissionais da área em São Paulo. É também autor de diversos outros livros e artigos, alguns deles traduzidos para outros idiomas.  

Eduardo Giannetti também é assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.