Estação NET Rio recebe “Uma Peça para Fellini”

“Uma Peça para Fellini” tem apresentações todas as sextas e sábados, às 21h30, com  interpretação de Marcia do Valle no Estação NET Rio.

“Uma Peça para Fellini” tem apresentaçõestodas as sextas e sábados, às 21h30, com  interpretação de Marcia do Valle no saguão do Estação NET Rio. Texto de Joaquim Vicente e direção da atriz em cena com codireção do cineasta Cavi Borges. O cinema e o teatro juntos em uma linda homenagem, ainda que tardia devido à pandemia, ao centenário do genial diretor italiano, roteirista e desenhista Federico Fellini (Rimini, 20/1/1920 – Roma, 31/10/1993), um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos.

É um espetáculo de admiração pela obra do cineasta italiano e de sua esposa e atriz Giulietta Masina (San Giorgio di Piano, 22/2/1921 – Roma, 23/3/1994). Na peça, uma “atriz”, uma “faxineira” e o próprio “Fellini” traçam um pequeno “panorama pandêmico“ sobre a vida e obra do artista e seus colaboradores. São historietas que vão além da vida, a respeito do cinema, teatro, atores e seu ofício, destacando como a arte é essencial para todos.

A faxineira relata como conheceu Seu Fellini, se apaixonou por ele e pelo cinema e como isso mudou sua vida – “Eu fiquei mais inteligente, agora eu adoro pensar”. Ela contracena com imagens dos filmes e outras que remetem ao universo cinematográfico e de Fellini. Conta como Seu Fellini sempre esteve perto do pensamento dela.

Os três personagens se alternam e seguem um fluxo de raciocínio do texto contemporâneo. Para Marcia do Valle, a encenação na verdade é “um exercício de atriz e uma brincadeira entre o teatro e o cinema”. E ela continua com suas reflexões:

– É uma reverência à genialidade do visionário cineasta. Uma introdução, bem-humorada, ao universo felliniano. Um projeto com intenção de despertar curiosidade e interesse nos jovens, estudantes, artistas, cineastas. Esse trabalho é também para instigar o público a uma nova visita ou lembrança dos filmes e livros do cineasta. Fellini, nunca é demais!, acrescenta a atriz, que volta a lembrar das falas da faxineira:

 “Seu Fellini pras massas! Os filmes do Seu Fellini deviam passar nas praças públicas!”. Diz a fã-faxineira, que depois de assistir a todos os filmes, tira a sua conclusão de que “Seu Fellini é povão”.

#Fica Estação NET Rio

A programaçãofaz parte do movimento que reúne cariocas e cineastas contra despejo do cinema Estação NET Rio:

·       Exposição “Sonhos de Fellini” no anexo do cinema chamado de Espaço Estação Cavideo. Curadoria de Cavi Borges e Fabricio Duque. Fotos, cartazes dos filmes e os desenhos que Fellini fazia sobre seus sonhos. Esses traços, depois se tornavam caricaturas e eram muitas vezes aproveitados para criação dos personagens de seus filmes. Em cartaz até 25 de julho, todos os dias das 14h às 21hEntrada franca

Sobre os realizadores

Um encontro de forças nesse momento tão dramático para cultura carioca e brasileira. Com mais de 35 anos de teatro a atriz Marcia do Valle, insiste no seu ofício com muita disposição e coragem.

Ela é atriz, diretora e produtora de teatro no RJ e atuou sob a direção de Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Antonio Pedro Borges, Cláudio Mendes, Domingos Oliveira, Dudu Sandroni, Eduardo Tolentino de Araújo, Édio Rodrigues Nunes, Luiz Arthur Nunes, Lucia Coelho, Paulo Betti e Renato Farias. Fez novelas, minisséries e programas na TV Globo, além de curtas-metragens e o longa “Vende-se essa moto”.  Na pandemia, fez solos para o canal “Agora já era”, no youtube, atuou on-line e depois presencial, no espetáculo “Luiza Mahin, eu ainda continuo aqui” e na peça sonora “Os Cegos”, direção de Marcio Abreu.                                                                                 

O trabalho de Cavi Borges nos 25 anos da locadora Cavideo, resiste aos maus tempos e mantém seu ótimo acervo, em plena atividade, nas Casas Casadas, em Laranjeiras no RJ. Sede de uma biblioteca valiosa, feita de doações por cineastas e cinéfilos sobreviventes.

Ele é diretor e produtor de cinema. Fundador da Cavideo Locadora, referência dos cinéfilos cariocas que depois se tornou produtora e distribuidora de filmes independentes.                                                                                                                       Como realizador de cinema já fez mais de 350 filmes, entre longas, curtas e séries, clipes e videoartes. Em 2018 começou uma parceria com a atriz Patrícia Niedermeier, iniciando uma pesquisa sobre misturar teatro e cinema. Realizaram as peças-filmes: O Censor (2019); François Truffaut – o cinema é minha vida e Marguerite Mon Amour (2020). Sempre utilizando as salas de cinema e suas telas como elementos dramatúrgicos desses espetáculos.

Estação NET Rio, Cavideo 25 anos e Vertentes do Cinema apresentam:

Um Peça para Fellini

Ficha técnica

Texto: Joaquim Vicente
Direção:  Marcia do Valle e Cavi Borges
Atriz: Marcia do Valle

Trilha sonora e composições originais:   Leonardo Miranda / Iluminação cenográfica:  Djalma Amaral
Figurino:  Flavio Souza / Programação Visual:  André Palatnic / Direção de movimento:  Patrícia Niedermeier / Bonecos:  Miguel Vellinho / Assistente e operador de luz:  Jorge Raibott / Costureiro:  Caio Braga/ Assistente de produção:  Marina Trindade / Cenotécnico/telão: André Salles / Projeções:  VJ Dezoito / Editor de vídeo: Wellington dos Anjos / Fotos: Alvaro Riveros/ Assessoria de Imprensa: CICLO Comunicação – Clóvis Corrêa / Criação, produção e realização:  Cavi Borges e Marcia do Valle.

Serviço
Uma Peça para Fellini

Temporada: Sextas e sábados, às 21h30 até 25 de junho.

Monólogo com Marcia do Valle

Direção: Marcia do Valle e Cavi Borges

Saguão do Cinema Estação NET Rio

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, RJ

Telefone: (21) 98013-0885 (Cavideo)
Ingresso:  ‎R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h

Capacidade: 40 pessoas

OBS: Em função da pandemia Covid-19 será exigido o uso de máscara e o comprovante de vacinação atualizado na entrada do Estação NET Rio