Nova temporada do ''Universo Karnal'' propõe experiências e reflexões sobre o cotidiano

Divulgação Todos sentimos medo alguma vez, mas quem já experimentou o pavor ao desativar uma bomba? Todos temos uma opinião sobre a educação, mas quem já encarou uma turma de alunos da sexta série por um dia inteiro? A proposta da nova temporada do “Universo Karnal”, que estreia no dia 02 de julho (23h), é refletir sobre o cotidiano por meio de experiências práticas. Para isso, o historiador, escritor e professor Leandro Karnal, sai da própria zona de conforto e encara desafios que lhe permitem vivenciar e abordar questões comuns para o autoconhecimento e a compreensão da sociedade.

Cada episódio mistura desafios, encontros e experiências. Medo, educação, longevidade, política, fake news e infidelidade são alguns os eixos da nova temporada. Temas que são abordados junto a convidados especialíssimos como Ney Matogrosso, Thiago Lacerda, Luiza Possi, Elisa Lucinda, Karol Conká, Padre Júlio Lancelotti e a Pequena Lo.

Episódio de estreia

O primeiro episódio, neste sábado, 2 de julho, às 23h, tem como tema o Medo.

Individual ou coletivo, o medo é uma das emoções mais antigas e poderosas. Seja para o bem ou para o mal da humanidade. Afinal, existe medo saudável?

Neste episódio, Leandro Karnal investiga as origens desta emoção.

Quando o medo é usado como mecanismo de manipulação? Quais são os nossos medos contemporâneos?

O professor enfrenta algumas faces do sentimento. Participa do treinamento do Esquadrão de Bombas da Polícia Militar de São Paulo, para saber como os policiais lidam com o medo e estresse em um trabalho onde correm risco de morte a cada operação. Também neste episódio, a cantora Luiza Possi fala sobre a fobia que tem de pombos.

Ajudam a compreender as dimensões destas emoções os especialistas Mario Eduardo Costa Pereira, professor de psicopatologia na Unicamp e Flávio Ricardo Vassoler, doutor em Teoria Literária Comparada pela USP que apresenta o medo como um dos instrumentos de dominação do livro “1984”, escrito por George Orwell.

O trailer do programa pode ser visto a seguir: 

E vem mais por aí ao longo da temporada. Para sentir o que significa educar, Karnal vive um dia de monitor de alunos de escola pública. O historiador também vive o papel de conselheiro em uma reunião entre uma síndica profissional e um grupo de moradores de um condomínio. Ele mostra, ainda, sua veia artística em um show, como tecladista de uma banda de rock formada por pessoas com mais de 50 anos. Karnal também é convidado a fazer parte de um clipe de funk e conhecer o processo de criação de fake news com a ajuda de profissionais especializados na manipulação de imagens e sons. 

Os programas temáticos apresentam três linhas narrativas não lineares que se intercalam, compostas por entrevistas e textos. A Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa compõem os cenários de gravações, emprestando parte do acervo como referências para as narrativas. 

Primeira temporada foi líder de audiência em São Paulo

Na primeira temporada do “Universo Karnal”, o episódio  “Caminhos da Fé” foi líder de público em São Paulo (18/12), com audiência 11% superior ao segundo colocado. Com isso, a CNN Brasil assumiu a liderança isolada entre os canais de notícias na faixa das 23h.

”Universo Karnal” é exibido pela CNN Brasil aos sábados (23h) e em horário alternativo, aos domingos (12h).