Praças do Rio, dos subúrbios ao Centro, formam roteiro escolhido pelo público do Rolé Carioca em abril

Das festas religiosas aos locais de encontro, das feiras livres a eventos gratuitos nos finais de semana, passando pela beleza dos monumentos históricos, as praças habitam os corações dos cariocas. Escolhido em votação online, o circuito Praças do Rio é o roteiro do Rolé Carioca em abril. O passeio virtual vai contar um pouco da história do Rio de Janeiro a partir de praças, largos e coretos de todas as regiões da cidade e acontece no dia 25 de abril às 10 horas da manhã pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Facebook do Rolé Carioca

De palcos para comemorações e festas nos subúrbios a espaços de lazer e feiras em diferentes bairros da cidade, passando por sítios antigos e cheios de história, como o Largo do Boticário e o Largo de São Francisco de Paula, as praças e largos da cidade do Rio de Janeiro são o tema do roteiro virtual do Rolé Carioca em abril. 

Importantes não só por suas localizações estratégicas e homenagens a personalidades, as praças da cidade cumprem um papel fundamental nas relações de identidade e sociabilidade nos bairros e regiões onde estão inseridas. Em outras épocas, eram nas praças que as pessoas buscavam água potável: bicas, fontes e chafarizes cumpriam um importante papel no abastecimento de água até o final do século 19. 

Algumas praças ainda mantêm os simpáticos coretos que remetem imediatamente a cidades do interior, com suas apresentações de bandas de música e quermesses. Ou, como no caso da Praça Washington Luiz, em Sepetiba, a comícios: foi ali, no coreto mais antigo do Rio de Janeiro, que o personagem Odorico Paraguassu fazia seus hilários discursos políticos na novela O Bem Amado, do dramaturgo Dias Gomes, em 1973. 

Há ainda as que se tornaram símbolo da cidade como o Largo da Lapa, com seus imponentes arcos, ou as inspiradas em praças de outros países, como a Paris, na Glória. Marcos importantes de bairros inteiros, como a Saens Peña, na Tijuca, a São Salvador, em Laranjeiras, e a Seca, em Jacarepaguá, as praças dão identidade a muitas regiões da cidade. 

Algumas foram remodeladas, outras tiveram seus monumentos deslocados para outros bairros e há ainda as que sumiram do mapa para dar lugar a obras viárias. Seja como for, praças e largos habitam o imaginário – e os corações – dos cariocas e foram escolhidas em votação online pelos rolezeiros como roteiro de abril do Rolé Carioca, em passeio virtual conduzido pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins.

Em 2021 o Rolé Carioca aprofunda ainda mais a sua proposta e convida o público a contar suas histórias no Mapa de Memórias (www.rolecarioca.com.br/mapa/) e a acompanhar propostas de pessoas que pensam a cidade, seja no Papo de Rolé – série de debates disponíveis em www.rolecarioca.com.br/papoderole/acervo – seja nas conversas com diretores dos filmes apresentados na Mostra CineCidades www.rolecarioca.com.br/cinecidades/acervo.

“Pode-se dizer que a cidade nunca está pronta. Ela é uma plataforma aberta, em constante construção”, elabora Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Carioca. “Fazemos um convite às pessoas para que pratiquem a cidade, conheçam e façam parte dela de forma mais consciente e proativa”, finaliza. 

SERVIÇO – Rolé Carioca – Praças do Rio

Data: 25 de abril (domingo)

Hora: 10 horas

Participação: O link do Zoom será liberado às 09h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Duração: aproximadamente 1 hora

Site: www.rolecarioca.com.br

Facebook: /RoleCarioca

Instagram: @rolecarioca

YouTube: /RoleCarioca

Confira a programação de roteiros virtuais até julho:

Maio – Mapa de Memórias Cariocas – Um roteiro por lugares que já não existem mais

Passeio – Dia 30 de maio

Junho – João do Rio 100 anos – A alma encantada das ruas

Passeio – Dia 27 de Junho

Julho – Rio, Capital Mundial da Arquitetura

Passeio – Dia 25 de Julho