“Rio Experiência”, um novo olhar sobre conhecidos pontos da cidade

A primeira etapa inclui uma série de programas compartilhados via YouTube com conteúdo turístico e cultural sobre o Rio de Janeiro, seus bairros e principais atrativos

O Projeto Rio Experiência foi criado considerando que a retomada do Turismo deve priorizar viagens para regiões próximas e a necessidade de quem mora no Rio de Janeiro passear, curtir novas experiências e conhecer sua cidade por novos ângulos. A primeira etapa inclui uma série de programas compartilhados via Youtube, Instagram e Facebook, com conteúdo turístico e cultural sobre o Rio de Janeiro, seus bairros e principais atrativos, com muitas dicas e curiosidades para atrair tanto turistas quanto moradores da cidade.

A iniciativa surgiu nesse período de confinamento a partir da união de profissionais de diversas áreas, entre eles, o professor de Turismo, Kadu Guimarães, a designer Leila Victor, a pesquisadora Irene Bohnsack e o agente de viagens Marcelo Martins. “A partir de conversas informais, começamos esse projeto coletivo com foco em produzir breves roteiros sobre o melhor do Patrimônio Cultural e Natural do Rio de Janeiro, essa cidade tão especial, única no mundo a ter sua paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO”, explica Leila Victor, que assina a direção de produção.

O projeto prevê a realização de 20 vídeos, e os primeiros quatro já estão nas redes, como “Caçadores da Urca Perdida”, “Nas Trilhas do Cinema Carioca” (Cinelândia e arredores), “Jardim Botânico e Arquitetônico” e “Copacabana Art Déco”.  “O fôlego financeiro é curto, então, inscrevemos o projeto nas leis de incentivo, estamos apresentando aos núcleos e associações que trabalham pelo turismo do Rio e aguardamos recursos para retomar as produções”, destaca a executiva, que não perde a oportunidade de agradecer o apoio de profissionais como os professores William Martins e Cadu Ferreira, a guia de turismo Rafaela Medina, os jornalistas Rafael Bokor, Antonia Leite Barbosa, Alan Victor e Olivia Souza Cruz, Jack Motta, na direção do VT, e Maurício Mendes, responsável pela locução.

A partir desses programas, a iniciativa pretende oferecer um leque de tours temáticos, quando forem possíveis as atividades presenciais. Os roteiros são apresentados por pessoas que, em primeiro lugar, amam o Rio de Janeiro, e que também conhecem profundamente sua história e peculiaridades. As produções buscam promover uma verdadeira viagem no tempo e no espaço carioca através de histórias deliciosas contadas por grandes experts.

O Rio Experiência objetiva recuperar a imagem e o turismo do Rio de Janeiro, uma iniciativa que identifica, valoriza e divulga de forma ampla e planejada o patrimônio material e imaterial da cidade do Rio de Janeiro, muitas vezes pouco conhecido do público.