Que tal curtir um roteiro romântico em Petrópolis no fim de semana do Dia dos Namorados?

Cidade oferece uma gama variada de opções, com pousadas e restaurantes aconchegantes e passeios ao ar livre e pelos seus parques e atrativos

Petrópolis é um local especial para se passar o Dia dos Namorados. Conhecida pelo charmoso friozinho nessa época do ano, a cidade é de fácil acesso, tem pousadas super aconchegantes e românticas, além de vários restaurantes e passeios que tem tudo a ver com uma viagem a dois. Este ano, para ajudar, o dia 12 de junho cai num sábado, o que aumenta a expectativa da Secretaria de Turismo com relação à data, que tradicionalmente já é vista como uma excelente opção para os casais apaixonados.

“Petrópolis já é, tradicionalmente, uma opção e tanto para aquelas ocasiões em que a gente quer comemorar uma data especial. Conhecida pelo charmoso clima, a cidade oferece passeios deliciosos ao ar livre para curtir a natureza. Petrópolis tem muito a oferecer aos turistas no próximo final de semana, e neste momento de retomada da economia, nossa expectativa, assim como de todo o trade turístico, é muito positiva”, garante o prefeito interino, Hingo Hammes, lembrando que hotéis e restaurantes estão conscientes da adoção das medidas sanitárias necessárias para evitar os riscos oferecidos pela pandemia.

Para o Secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, a cidade vai aos poucos voltando ao patamar de excelência alcançado em anos anteriores, quando tem figurado como Categoria A no Mapa do Turismo Nacional. “Petrópolis está entre os destinos turísticos mais bem avaliados do Brasil e do mundo. Aos poucos, vamos recuperando nossa posição de destaque e datas especiais, como o Dia dos Namorados, tendem a nos ajudar a consolidar isso”, acredita, lembrando que a cidade está entre os 22 destinos seguros sanitariamente do Guia de Viagem da Família do Ministério do Turismo.

O secretário destaca ainda que a expectativa para a data é muito boa também para o setor de comércio e serviços. “A gente espera que as pessoas comprem para presentear no Dia dos Namorados nas excelentes opções de lojas, shoppings e nos polos de moda, e toda a cadeia produtiva do turismo possa se ajudar direta e indiretamente nesse momento de recuperação econômica da cidade”, completa.

As associações e entidades também estão se movimentando no sentido de vender a imagem da cidade para a data. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) lançou no último final de semana a campanha “O amor está em Petrópolis”, onde procura destacar o aconchego da Serra como uma atração à parte para os casais comemorarem a data. Para isso, alguns de seus mantenedores, entre hotéis, pousadas e restaurantes, preparam brindes, pratos especiais e decoração romântica para receber os casais visitantes e também os petropolitanos. A campanha destaca a grande quantidade de meios de hospedagem que a cidade oferece e o fato de grande parte destes ter preparado uma programação especial para a data que, este ano, caindo em um final de semana, pode propiciar uma comemoração ainda mais prolongada.

Já no clima do Dia dos Namorados, a Rua Teresa funcionou normalmente no último dia 03, feriado de Corpus Christi. “Há menos de uma semana do Dia dos Namorados, não podíamos perder essa oportunidade. O momento para a economia é delicado e precisamos manter o foco nas vendas aproveitando as datas especiais”, disse a presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), Denise Fiorini.

A Rua 16 de Março, por exemplo, se programou para a data e terá decoração especial para celebrar o Dia dos Namorados. A rua, que é um dos principais pontos de encontro dos petropolitanos, já entrou no clima “16 é Amor” no último final de semana, quando teve início sua programação musical. As atrações continuam na sexta (11), das 15h às 17h, com o “Sax Love Street” de Marcelo Buddy; e no sábado (12) com Bebel Nunes (voz) e William Belle (guitarra), também das 15h às 17h, com um repertório repleto de músicas MPB e Bossa Nova, além de músicas internacionais.

Petrópolis oferece também excelentes opções de lazer e entretenimento ao ar livre para os casais nessa data. O Parque Cremerie, por exemplo, que é administrado pela Turispetro, já está voltando ao seu dia-a-dia normal, sendo muito procurado pelas famílias e crianças. Mas não deixa de ser uma boa opção de passeio romântico a dois. Com mais de 40 mil metros quadrados, é o espaço possui lago com pedalinhos e área verde perfeita para piqueniques. A entrada é gratuita, mas está limitada às normas previstas no decreto municipal.

Para quem estiver em busca de paz de espírito em um ambiente cercado de montanhas e belezas naturais, com direito a imagens sagradas de várias religiões e mensagens que tocam o coração, uma boa opção romântica – como o próprio nome dá a dica – é o Santuário Vale do Amor, no bairro da Fazenda Inglesa. Inaugurado em 2016, o santuário ocupa uma gigantesca área de mata Atlântica, no entorno da Reserva Biológica Estadual de Araras, sendo um excelente local para meditar, orar e passar momentos especiais ao lado da pessoa amada.

O próximo fim de semana é, portanto, o momento perfeito para se planejar uma viagem que tem tudo pra ser uma delícia na serra petropolitana. Para mais opções e sugestões de roteiros românticos em Petrópolis, consulte o site da Turispetro (https://www.petropolis.rj.gov.br/turispetro/) ou o Disque Turismo da cidade, pelo WhatsApp (24) 2237-3321 ou pelo telefone 0800-24-1516