Rolé Carioca mergulha na história do principal rio da cidade com o passeio virtual ‘Carioca era um Rio’

Você sabia que todas as pessoas que nascem na cidade do Rio de Janeiro são chamadas de cariocas por causa de um rio?

Você sabia que todas as pessoas que nascem na cidade do Rio de Janeiro são chamadas de cariocas por causa de um rio? E que este mesmo rio foi o primeiro curso d’água urbano do país a se tornar patrimônio cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac)? Essas e muitas outras curiosidades sobre o Rio Carioca, um dos mais importantes da capital fluminense, estarão no passeio virtual promovido pelo Rolé Carioca no domingo, 31, às 10h. Com o tema Carioca era um Rio, o encontro vai abordar ainda sua influência nas transformações urbanísticas, sociais e ambientais da cidade.  O evento, 100% online e gratuito, será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão simultânea pelo Facebook do projeto. 

Antiga principal fonte de abastecimento para a cidade do Rio de Janeiro, o Rio Carioca foi essencial para a expansão e desenvolvimento da Cidade Maravilhosa desde a sua fundação, em 1565, até o final do século XX. Com 5,5 quilômetros de extensão, o curso d’água era ponto de abastecimento para navios e motivou a construção de um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: o Aqueduto da Carioca, atual Arcos da Lapa, que garantiriam o fornecimento de água para os principais chafarizes do município, como o antigo chafariz do Largo da Carioca.

Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)
Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)

O objetivo deste Rolé é fazer um mergulho na história desse rio tão importante para a formação e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro. Vamos falar sobre diversos eventos históricos da cidade que envolveram as águas do Rio Carioca, desde os tempos pré coloniais até os dias de hoje, e passar por pontos estratégicos em que o curso d’água do Carioca pode ser encontrado”, afirma Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto Rolé Carioca

Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)
Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)

Hoje em dia, a maior parte do curso do rio é subterrânea, mas ele ainda pode ser visto em três pontos: na área de mata do Parque Nacional da Tijuca, onde está localizada a nascente do rio; no Largo do Boticário, no bairro do Cosme Velho; e no encontro do Rio com a Baía de Guanabara, na altura da Praia do Flamengo, onde deságua poluído. O roteiro do Rolé vai mostrar a relevância destes e outros locais pelos quais o rio passa, como o Aqueduto da Carioca, atual Arcos da Lapa, construído em 1750; o Chafariz da Glória, de 1772; a Banheira do Imperador, nas Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca; a Caixa da Mãe D’água, em Santa Tereza; Chafariz do Largo do Paço – Chafariz do Mestre Valentim, de 1789, na Praça XV, e a atual Unidade de Tratamento de Rios (UTR) do Flamengo, para a história e formação da cidade. 

O roteiro inédito integra a programação do nono ano do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual. O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)
Carioca era um Rio divulgação Rolé Carioca (1) (1)

Rolé na Rede

Carioca era um Rio

Data: 31 de outubro (domingo)

Hora: 10 horas

Participação: O link do Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)

Duração: aproximadamente 1 hora

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Site: www.rolecarioca.com.br

Facebook: /RoleCarioca

Instagram: @rolecarioca

YouTube: /RoleCarioca

Sobre o Rolé Carioca

O Rolé Carioca é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé, como chamam os mais de 40 mil seguidores do projeto, tem a missão de formar um acervo multiplataformas sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que apresentam esse acervo em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 45 roteiros, banco de dados com mais de 400 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogos etc.

Criado em 2013 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé Carioca expande sua atuação em 2021 se dedicando a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano por meio de ações como o Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades – adaptando a sua programação ao momento de pandemia.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais da cidade para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o Estúdio M’Barakå (UM-BA-RA-KÁ) – Realizador e idealizador do projeto Criado há 15 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos: www.mbaraka.com.br

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca e do Congresso Mundial de Arquitetura.