20ª Semana Nacional de Museus terá MAST para crianças

Reforçar o papel transformador dos museus é o objetivo da programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na 20ª edição da Semana Nacional de Museus, que será realizada em formato híbrido (on-line e presencial) entre os dias 16 e 22 de maio. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), anualmente, o evento terá como tema O Poder dos Museus. Entre as ações elaboradas pelo MAST para a SNM, está a atividade Coleções Mirins, no sábado (21 de maio), às 15h. Este encontro presencial para crianças de até 6 anos de idade vai promover uma divertida experiência onde a garotada vai compartilhar as suas coleções caseiras.

Todo mundo tem uma coleção em casa; até quem não sabe que tem, tem. Livros, tampinhas, bolas, brinquedos musicais, pedrinhas de variados formatos e cores são algumas das coisas que formam uma coleção, quando agrupadas. A proposta tem como objetivo criar um espaço para que esse público ocupe o museu com seus acervos. Por se tratar de pequenos, é necessário que os responsáveis pela criança preencham o Formulário de Participação com a devida autorização para a participação. Para fazer a inscrição basta clicar no link: https://forms.gle/71D9UbHDLeWhKAiE6 .

Inspirada nas afinidades entre as figuras da criança e do colecionador na filosofia de Walter Benjamin, esta proposta tem como objetivo criar um espaço para as crianças apresentarem as suas coleções e compartilharem as suas concepções sobre coleções e museus. Esse encontro será conduzido pela astrofísica Patrícia Figueiró Spinelli e as pesquisadoras Caroline Chamusca, Isabel Mendes e Alanna Dahan, bolsistas PCI da Coordenação de Educação e Popularização em Ciências.

SERVIÇO:

Coleções Mirins

Dia: 21 de maio (Sábado)

Horário: 15h

Local: Centro de Visitantes

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro

Mais informações em www.mast.br