Rio comemora os 409 anos de Madureira com crânio de Luzia, dinossauro e viradão cultural

História, ciência e entretenimento. Madureira faz 409 anos no dia 24 de maio e será palco para a exposição inédita “Luzia e Berthasaura em Madureira”, apresentando a réplica do crânio de Luzia – o remanescente humano mais antigo das Américas -, além da réplica e do fóssil do Berthasaura leopoldinae, encontrado no Paraná em 2021. Esta é a primeira vez que as peças poderão ser vistas pelo público fora do ambiente de museu. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) – via programa Zonas de Cultura – e o projeto Museu Nacional Vive – cooperação técnica entre a UFRJ, a UNESCO e o Instituto Cultural Vale -, a mostra tem início no dia 24, às 10h (para convidados), incluindo ainda a réplica da reconstrução de Luzia.

O aniversário de Madureira, promovido pela Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Cultura e Meio Ambiente e da SubPrefeitura da Zona Norte, vai reunir também atrações como a Nova Orquestra (10h), que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apresentando um concerto pensado para homenagear Madureira. A festa segue no dia 28, com um viradão cultural, das 14h às 6h (do dia seguinte).

Para abrigar Luzia e o dinossauro, dois contêineres de 14 metros quadrados cada serão instalados em frente à Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira (portão 4). Um totem com conteúdo audiovisual, além de painéis ilustrativos, completam a mostra, que fica em cartaz até 7 de setembro. Uma experiência única!

Madureira é o primeiro bairro do Zonas de Cultura, programa inédito da Secretaria de Cultura que vai injetar ali R$ 1,5 milhão este ano, em ações culturais locais e na criação de um calendário anual, além de capacitação de mães empreendedoras e muito mais. 

Todas as ações estão sendo promovidas pela Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Cultura e Meio Ambiente e da Subprefeitura da Zona Norte. 

Luzia: uma mulher com mais de 11.500 anos

Datado de mais de 11 mil anos, o crânio de Luzia é uma das peças que ficou sob os escombros do Museu Nacional/UFRJ, destruído por um incêndio em 2018. O remanescente humano foi encontrado em Pedro Leopoldo, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde um projeto prevê instalar a unidade a aproximadamente 900m do sítio arqueológico da Lapa Vermelha.

Luzia - Réplica da reconstrução facial
Luzia – Réplica da reconstrução facial

Luzia teria por volta de 25 anos de idade, e seu nome foi uma homenagem ao achado de um outro esqueleto conhecido como Lucy, que teria vivido há 3.2 milhões de anos na atual Etiópia, na África. 

Ela foi encontrada durante uma campanha de escavação arqueológica Franco-Brasileira, na década de 1970, liderada por Annette Laming-Emperaire. Luzia teria vivido há 11.500 anos, gatilho para uma pergunta: o que o seu achado poderia nos contar sobre esse passado tão distante do que hoje conhecemos como Brasil?

Berthasaura leopoldinae: um dinossauro muito raro

O novo dinossauro foi batizado Berthasaura leopoldinae, homenageando duas mulheres fantásticas: Bertha Lutz (1894-1976), uma pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ que atuou muito em defesa dos direitos políticos das mulheres, e a Imperatriz Maria Leopoldina (1797-1826), uma grande incentivadora das ciências naturais e uma das incentivadoras da independência do Brasil, que completará 200 anos em setembro. Além disso, é uma homenagem à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

Réplica de Berthasaura pelo paleoartista Maurilio Oliveira estará exposta em Madureira
Réplica de Berthasaura pelo paleoartista Maurilio Oliveira estará exposta em Madureira

Peças expostas em Madureira

1 – Réplica do crânio da Luzia: 20cm de altura por 15cm de largura e 15cm de profundidade;

2 – Réplica da reconstrução da Luzia: 23cm de altura por 17,5cm de largura e 23cm de profundidade;

3 – Réplica do Berthasaura leopoldinae em vida: 71cm de largura por 44cm de profundidade e 92cm de altura;

4 – Fóssil do Berthasaura leopoldinae 

A experiência do público: Poderão circular 280 pessoas por dia, sendo 20 ao mesmo tempo, com duração de 30 minutos por grupo. 

“Luzia e Berthasaura em Madureira”. Arena Carioca Fernando Torres: Parque Madureira (portão 4). Exposição de 24 de maio (convidados) e 25 de maio (público) a 7 de setembro. Ter a sáb, das 10h às 18h. Grátis. Livre. Retirada de ingressos pelo Sympla.

Mais programação do aniversário de Madureira – 409 anos: 24 de maio

  • Dia 24: a entrega de 15 mil ímãs de geladeira a moradores da grande Madureira, com um QR Code que leva o público para o site do Zonas de Cultura, onde serão oferecidas oportunidades culturais no bairro, distribuição de ingressos, etc. 
  • Viradão cultural, dia 28, das 14h às 6h (do dia seguinte).

Sobre o projeto Museu Nacional Vive

Em resposta ao enorme desafio de reconstrução do Museu Nacional, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Cultural Vale firmaram um acordo de cooperação técnica para implementação do projeto Museu Nacional Vive que, atualmente, conta com o patrocínio platina de BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conheça melhor o projeto no site museunacionalvive.org.br

PROGRAMAÇÃO VIRADÃO MADUREIRA 409 ANOS

14h de sábado (28/05) até 6h de domingo (29/05)

ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES

• Área externa

14h às 21h30 Feira Crespa

14h às 14h30 GRCESM Filhos da Águia (Portela Mirim) e Império do Futuro (Império Mirim)

14h30 às 15h30 Fuzuêzinho de Aruanda (infantil)

17h às 19h30 Roda de Samba com o Projeto Criolice e DJ Byeta nos intervalos

• Palco Arena

15h30 às 17h00 Encontro da Rede Madureira com exibição do vídeo sobre os grupos locais e debates 

19h30 às 20h Grupo Afro Agbara Dudu

20h às 21h30 Roda de Samba com Fofão da Serrinha, Nina Rosa e convidados do Bairro

PRAÇA DA MÃE (abaixo do Viaduto Negrão de Lima)

22h às 23h30 Encontro de Jongo de Madureira, Serrinha e Vale do Café

23h30 às 00h00 Bloco Afro Lemi Ayó

VIADUTO NEGRÃO DE LIMA

22h às 06h Baile Charme do Viaduto