Parque Radical de Deodoro recebe o Expresso do Brincar

Redacao
Redacao
Leia em 3 Min
Parque Radical de Deodoro recebe o Expresso do Brincar, projeto da campanha global Construa o Mundo do Brincar
Parque Radical de Deodoro recebe o Expresso do Brincar, projeto da campanha global Construa o Mundo do Brincar

O Parque Radical de Deodoro vai receber, neste fim de semana (30 e 31/07), o Expresso do Brincar, projeto que faz parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, com o apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. Após o lançamento no Parque Ibirapuera, no último sábado (23/7), em São Paulo, o projeto vai desembarcar na Cidade Maravilhosa com diversas atividades lúdicas para a alegria da criançada.

No total, 11 cidades brasileiras serão beneficiadas pela ação: São Paulo (SP), Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), São João Del Rei (MG), Salvador (BA), Serra Grande (BA), Uruçuca (BA) e Mata de São João (BA).

A parceria entre a Prefeitura do Rio e o Expresso do Brincar tem o objetivo de propor atividades espontâneas como forma de conhecimento para crianças. A experiência entende que a aprendizagem lúdica entre os responsáveis é uma oportunidade de interação assertiva já que brincar é a linguagem das crianças.

O cenário do Expresso do Brincar prioriza comunidades mais vulneráveis e consiste em um trem com estações temáticas, nas quais responsáveis e crianças podem interagir com atividades de acordo com o interesse. Ao final da passagem, o movimento deixa um legado em cada parada com materiais de apoio e uma biblioteca com 80 livros para estimular e guiar os jovens de cada local.

Para o secretário de Esportes, Francisco Bandeira, esporte e cultura simbolizam uma parceria de sucesso.

– Os equipamentos esportivos da Prefeitura do Rio sempre estarão de portas abertas para ações como essa. O Expresso do Brincar foi um sucesso no Parque Ibirapuera e tenho certeza que não será diferente no Parque Radical de Deodoro. Estou muito animado com o projeto. Cultura e esporte precisam estar sempre de mãos dadas em prol da nossa juventude.

Segundo Danilo Feno, líder do projeto Expresso do Brincar, uma iniciativa do Movimento Unidos pelo Brincar, a missão do projeto é incentivar o desenvolvimento infantil por meio das famílias e órgãos públicos.

– Desde 2019, o Movimento Unidos pelo Brincar tem a missão de fazer com que as pessoas valorizem o brincar como parte fundamental do desenvolvimento infantil, e o Expresso do Brincar é parte dessa estratégia. Ele foi criado para estimular famílias, organizações e órgãos públicos a se engajarem em uma agenda que contemple a brincadeira como pilar fundamental no cotidiano das crianças

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.