Rio celebra Festival das Juventudes com programação gratuita para mais de 1,5 milhão de jovens

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) preparou para o mês de agosto, quando é comemorado o Dia Internacional da Juventude

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) preparou para o mês de agosto, quando é comemorado o Dia Internacional da Juventude, uma série de atividades voltadas para os mais de 1,5 milhão de cariocas que têm entre 15 a 29 anos. Ao longo do período, a pasta irá executar o calendário do Festival das Juventudes com programação artística e cultural. Na data estabelecida pela ONU para a causa, 12 de agosto, será realizado o Seminário Carioca da Juventude, um ciclo de debates sobre temas globais e locais de interesse dos jovens, com público estimado de 300 pessoas.

A abertura do Festival começou no ritmo de rock and roll. No dia 3, foi anunciado o nome da banda campeã do JUV Rock Festival, competição que valeu uma vaga para subir ao palco Rock District do Rock in Rio 2022. John Bianchi foi a banda escolhida pela comissão julgadora, no show da final, no Circo Voador, na Lapa. As bandas Carminium e Radioativa conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Além do passaporte de entrada para o Rock in Rio, John Bianchi ganhou uma gravação no estúdio Toca do Bandido, responsável por discos memoráveis de grandes artistas brasileiros, como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Marisa Monte, Lenine e O Rappa.

O Festival das Juventudes trará a segunda edição do Prêmio Edson Luís, que homenageará jovens com iniciativas inovadoras exitosas de destaque em seu campo de atuação. A entrega do troféu aos vencedores do prêmio, escolhidos por meio do voto popular, será no dia 25. Participam jovens inscritos nas seguintes categorias: esporte; cultura; educação; inovação social; sustentabilidade; empreendedorismo; ciência e tecnologia; diversidade e inclusão e comunicação e ativismo. Os ganhadores do 2° Prêmio Edson Luís serão contemplados com um troféu e certificado de reconhecimento e publicação das iniciativas em um periódico específico no Data.JUV. A lista final dos vencedores será divulgada no dia 19 de agosto.

A programação do mês contará com 14 atrações de encerramento simbólico, no dia 27, em um grande Festival das Juventudes na Praça Mauá, na Zona Portuária, com três eventos gratuitos.  Às 9h, será realizada a 3ª Conferência Carioca de Juventude, que debaterá a cidade e elegerá  os representantes do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do Rio de Janeiro para o biênio 2022-2024. Às 14h, a população vai poder conferir a Feira de Economia Criativa com trabalhos artesanais e microempreendedores de diversas regiões da cidade. O último sábado do mês da juventude terminará com um show livre e gratuito de um grande artista nacional.

Ao final do mês, a JUVRio irá inaugurar o Espaço da Juventude, no morro da Providência, segundo equipamento público da pasta, que oferecerá atendimento para milhares jovens  ainda neste ano. Para encerrar o mês de agosto, a JUVRio abrirá as portas do novo Espaço da Juventude, na Pavuna, que mudará de endereço para atender uma demanda maior de jovens nos cursos, oficinas e projetos realizados na região.

Confira abaixo a programação completa do Festival das Juventudes, disponível também nas redes sociais da secretaria (www.instagram.com/juvrio).

Final do JUV Rock Festival

Data: 3/8, quarta-feira

Local: Circo Voador, Lapa

Horário: 19h

Descrição: Shows de oito bandas que competiram por uma vaga para tocar no Rock in Rio 2022. Disputaram a final do JUV Rock Festival: Bellasigma, Carminium, John Bianchi, Lamutes, Lenhadores da Galáxia, Madre Ravena, Radioativa e Radio Front. A banda Drenna foi convidada para encerrar o evento.

Favela Inova Demo Day

Data: 5/8, sexta-feira

Local: Unisuam, Bonsucesso

Horário: 17h30

Público: entidades estudantis

Descrição: Evento de encerramento da segunda edição da parceria entre JUVRio e o Pólo de Inovação da Unisuam (Pólen), com capacitação profissional e empresarial para jovens de 18 a 29 anos das periferias em situação de vulnerabilidade. Neste encontro, as startups irão apresentar seu negócio para os investidores. Ao final, as melhores propostas e ideias apresentadas receberão como premiação bolsas de graduação 100% gratuitas.

Encontro Empresas Juniores / Juventude Inovadora

Data: 11/8, quinta-feira

Local: Super Campus Estácio, no Maracanã

Horário:18h30

Descrição: Encontro com empresas juniores para apresentar o edital e lançar o projeto Juventude Inovadora, que irá patrocinar iniciativas em andamento (MEI) de significativo impacto social. As inscrições para o projeto serão abertas no mesmo dia e vão até o dia 26/8.

Favela com Dignidade – Especial Mês da Juventude

Data: 12/8, sexta-feira

Local: Largo da Carioca

Horário: 9h às 17h

Descrição: ação multidisciplinar com o intuito de levar serviços da Prefeitura às favelas cariocas, em parceria com outros órgãos municipais.

Dia Internacional da Juventude / Seminário Carioca da Juventude

Data: 12/8, sexta-feira

Local: Sesc Flamengo

Horário: 13h às 18h

Descrição: Ciclo de debates sobre temas globais e locais de interesse dos jovens, com público estimado de, pelo menos, 300 pessoas.

Formatura Emprega JUV

Data: 13/8, sábado

Local: a definir

Horário: 14h

Descrição: entrega do certificado de conclusão das oficinas Papo de Futuro e Fala, Juventude.

Pré-Conferência Temática (Cultura)

Data: 19/8, sexta-feira

Local: Circo Crescer e Viver

Horário: 13h às 18h

Descrição: Encontro para dialogar sobre a cidade com o intuito de pensar políticas públicas de forma introdutória para a Conferência Carioca de Juventude.

Pré-Conferência Temática (Participação)

Data: 20/8, sábado

Local: Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

Horário: 9h

Público: 225 Alunos do Lab.JUV-Rio

Aula: Daniel Calarco e Salvino Oliveira

Descrição:  Encontro para dialogar sobre a cidade com o intuito de pensar políticas públicas de forma introdutória para a Conferência Carioca de Juventude.

Aula Inaugural do Coquetela

Data: 20/8, sábado

Local: Arena Paraíso, Penha

Horário: 14h

Descrição: Primeiro encontro de jovens que irão realizar uma formação gratuita de bartender para atuar no ramo de bares e restaurantes.

Atividade Cultural Parque Madureira

Data: 21/8, Domingo

Local: Parque Madureira

Horário: 16h

Público: Aberto

Descrição: Show do grupo musical Poesia Acústica e atrações diversas como roda de rimas e danças.

Prêmio Edson Luís (2ª Edição)

Data: 25/8, quarta-feira

Local: Teatro XP

Horário: 19h

Descrição: Entrega da premiação para os campeões nas categorias esporte; cultura; educação; inovação social; sustentabilidade; empreendedorismo; ciência e tecnologia; diversidade e inclusão e comunicação e ativismo.

Encerramento do Festival das Juventudes

Data: 27/8, sábado

Local: Praça Mauá

Horário: 9h às 23h

Público: Conferência e População Carioca

9h – Conferência de Juventude

14h – Feira Economia Criativa

18h – Espetáculo de Encerramento

Inauguração do Espaço da Juventude, na Pavuna

Data: 30/8, terça-feira

Horário: 10h

Inauguração do Espaço da Juventude, na Providência

Data: 31/8 quarta-feira

Horário: 17h