Programação Museu do Pontal – 20 e 21 de agosto de 2022

Seguindo a tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griots, o artista da palavra João Pedro Fagerlande apresenta o espetáculo solo “O jumento que foi à lua” neste domingo, às 16h.

Seguindo a tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griots, o artista da palavra João Pedro Fagerlande apresenta o espetáculo solo “O jumento que foi à lua” neste domingo, às 16h.  O texto, de natureza cômica e fantasiosa, narra a história de um jumento brasileiro que, por se destacar pela inteligência, é inscrito num concurso mundial de animais, em que o campeão irá participar de uma expedição para a lua. 

E as Visitas Musicadas às exposições e oBaú de Brinquedos Populares serão oferecidos, como sempre, em horários pela manhã e à tarde, no sábado e no domingo.

O público poderá ainda visitar o conjunto de seis exposições “Novos Ares! Pontal Reinventado”, com mais de 2 mil obras, além de conteúdos audiovisuais, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. 

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA CULTURAL 20 e 21 DE AGOSTO 2022

·                    SÁBADO, 20 DE AGOSTO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira

Classificação: livre

Capacidade: dez pessoas a cada vez.

As visitas musicadas foram criadas para atender a uma demanda do público que quer conhecer mais profundamente a arte popular do Brasil. Os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias, e alguns temas podem ser priorizados durante a visita, de acordo com a solicitação do público. São visitas lúdicas, que mexem com a memória afetiva dos visitantes, em que são utilizados diferentes instrumentos musicais que tocam ritmos tipicamente brasileiros como samba, forró, coco, jongo, maracatu, ciranda e capoeira, entre outros, sempre de acordo com o tema abordado no acervo. Durante a visita, os participantes são estimulados a refletirem sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as diferentes profissões, as práticas sociais, as relações familiares, as festividades, a espiritualidade e, ainda, sobre questões próprias ao universo das artes plásticas, os processos criativos dos artistas e os materiais que utilizam para fazer suas esculturas.


12h e 17h
 – Baú de Brinquedos

Classificação: livre

Os arte-educadores do Museu do Pontal estimulam a criançada a conhecerem o Baú de Brinquedos Populares. Nesta iniciativa inédita, o público infantil brinca com ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês. As esculturas vistas nas exposições, especialmente na Brincares – brincadeiras e brincantes, enfocam várias dessas brincadeiras, e esta atividade promove um contato lúdico ao ar livre, na grande Praça-Jardim, na parte frontal do Museu. Em caso de chuva, a atividade acontece na Sala Multiuso.

·         DOMINGO, 21 DE AGOSTO

11h e 15h – Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira


12h e 17h
 – Baú de Brinquedos

16h – “O jumento que foi à Lua”, com João Pedro Fagerlande

Seguindo a tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griôs, o artista da palavra João Pedro Fagerlande faz o espetáculo solo “O jumento que foi à Lua”, com base num cordel de sua autoria. O texto, de natureza cômica e fantasiosa, narra a história de um jumento brasileiro que, por se destacar pela inteligência, é inscrito num concurso mundial de animais, em que o campeão irá participar de uma expedição para a Lua. É claro que ele irá vencer, mas antes terá que passar por uma série de desafios, numa obra de forte empenho comunicativo que busca elevar a auto-estima do povo brasileiro.

João Pedro Fagerlande é poeta, ator e professor. Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, com pesquisa sobre as relações entre poesia e teatro. Tem cinco livros publicados e já se apresentou em todas as regiões do país com trabalhos de poesia falada.

Serviço: Museu do Pontal – Programação Educativa Cultural

20 e 21 de agosto de 2022

Museu do Pontal

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, CEP

22790-711[ao lado do condomínio Alphaville Residências]

Quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do Museu)

Ingressos pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/ – gratuitos ou com contribuição voluntária

O acesso aos espaços expositivos é limitado, e para maior segurança recomenda-se o agendamento prévio.

Canais digitais: 

Site: http://www.museudopontal.org.br/ 

Instagram: @museudopontal

Youtube: www.youtube.com/museudopontaloficial 

Facebook: @museudopontaloficial