Global Editora e Livraria Argumento comemoram 90 anos de Menino de Engenho

A obra de José Lins do Rego segue viva com reflexões e homenagens. De 28 a 31 de julho, noites de encontros com artistas, cineastas e especialistas, têm curadoria de Valéria Veras, neta do autor

Há 90 anos foi lançado Menino de Engenho, romance de estreia de José Lins do Rego. O livro que é um marco literário brasileiro, elogiado desde o seu lançamento e premiado, conta a história do protagonista Carlos e a família, suas descobertas, aventuras e desventuras durante a infância no nordeste. Em comemoração a esta obra quase centenária, a Global Editora e a Livraria Argumento realizam “Encontros José Lins do Rego, uma obra em aberto”, de 28 a 31 de julho, no Leblon/RJ.
 

Com curadoria de Valéria Veras, a programação traz o diálogo sobre Zé Lins e a sua obra por artistas, cineastas, arquitetos, filósofos, gestores e escritores para pensarem caminhos que transcendem as fronteiras do Brasil urbano e rural. O autor paraibano, nascido em Pilar, é um dos principais do modernismo e regionalismo, com crítica sociopolítica. Contista, cronista, jornalista e tradutor, seus livros foram publicados em alemão, espanhol, francês, italiano, inglês, dentre outras línguas.
 

Durante quatro noites, encontros com debates e reflexões em torno da contínua busca de uma sociedade mais igualitária e o confronto às profundas heranças coloniais. As apresentações têm as participações de Ana Lourdes Costa, Bernardo Buarque de Hollanda, Domingos Mazzilli, Ivan Cavalcanti Proença, Ivan Marques, Lilian Fontes, Christina Lins do Rego Veras, Elisa Larkin, Tainá Paula, Pedro Veras, Ricardo Labastier, Simone Silva, Valéria Lins do Rego Veras, Vladimir Carvalho e Walter Lima Jr.

Programação:

28 de julho — O cinema e José Lins do Rego: adaptações e (re)criações dos universos brasileiros

Abertura com Haroldo Costa – Homenageado

19 horas

Mediador Pedro Veras

Convidados: Walter Lima Jr. e Vladimir Carvalho
 

29 de julho — José Lins do Rego, um regionalista no Brasil contemporâneo

19 horas

Mediadora: Valéria Veras

Convidados: Ivan Cavalcanti Proença, Bernardo Buarque de Hollanda, Ivan Marques e Simone Silva

30 de julho — O universo feminino na literatura de José Lins do Rego: Casa Grande, Senzala e Cangaços

19 horas

Mediadora: Valéria Veras

Convidados: Ana Lourdes Costa, Christina Lins do Rego Veras, Elisa Larkin, Lilian Fontes, Tainá Paula

31 de julho — Encerramento

19 horas

Confraternização no Café Severino — Caminhos Cruzados – Grupo concebido por Vera Condé, com homenagem em depoimentos de personalidades e amigos de José Lins do Rego.

Serviço:

90 anos Menino de Engenho – “Encontros: José Lins do Rego, uma obra em aberto”

Com curadoria de Valéria Veras

Data: 28, 29, 30 e 31 de julho de 2022

Horário: 19 horas

Local: Livraria Argumento — Rua Dias Ferreira, 417. Leblon. Rio de Janeiro — RJ

Sobre José Lins do Rego:

José Lins do Rego nasceu em 3 de junho de 1901, em Pilar, Paraíba, e faleceu em 12 de setembro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1932, publicou o seu primeiro livro, Menino de engenho. Dentre sua vasta obra, destacam-se narrativas que têm como cenário o Nordeste da cana-de-açúcar e o Nordeste da caatinga. Além de romancista, o escritor paraibano foi também contista, cronista, tradutor e jornalista. Teve livros publicados em muitos idiomas e membro da Academia Brasileira de Letras.