David Crosby aconselha jovens criativos: “Não se torne músico”

David Crosby ofereceu aos jovens criativos uma mensagem dura, dizendo “não se torne um músico”.
Em uma nova entrevista com Stereogum,
Crosby foi questionado sobre qual mensagem ele daria aos novos criativos musicais. Ele respondeu: “Não se torne um músico.”
A razão que ele deu foi em grande parte devido aos royalties de streaming.
Ele continuou: “Eu não gosto Spotify. Eu não gosto de nenhum dos streamers, porque eles não nos pagam adequadamente. A proporção deles está errada. Eles estão ganhando bilhões com um ‘b’ e estão pagando centavos com um ‘p.’
“Isso não está certo. Não está bem por ter tirado metade da minha renda, e não está bem porque, especialmente, torna impossivelmente difícil para os jovens entrarem no negócio. Não lhes paga nada. Está errado.”
Ele disse que parecia “uma merda” oferecer tal conselho, mas no atual clima de streaming ele sentiu que havia poucos outros conselhos que ele poderia dar.
David Crosby. CRÉDITO: Scott Dudelson/Getty Images.
“Você sabe como é uma merda para eu dizer isso? Você sabe o quanto eu não quero dizer isso?” acrescentou Crosby. “Algum garoto de olhos brilhantes que tem talento. Às Becca Stevens, Michelle Willises e Michael Leagues deste mundo? Para meu próprio filho James? Eu não quero dizer isso a eles, e é a verdade. Eu não tenho nenhuma esperança para isso.”
Ele continuou dizendo que continuará fazendo música depois de retirar seus discos da plataforma de streaming recentemente.
“O que James e eu estamos fazendo, e o que a Lighthouse Band está fazendo – estamos fazendo discos de qualquer maneira, porque amamos fazer discos e porque achamos que a música é uma força de elevação… acho que estes são tempos muito difíceis, e as pessoas precisam do elevador. Estou fazendo música porque a música melhora as coisas e deixa as pessoas mais felizes. Isso é bom o suficiente para mim. Se não recebo, não recebo.”
“Está tudo bem por enquanto. Eu vou ficar sem dinheiro em alguns anos e então terei que vender minha casa. É assim que é. Eu não posso fazer merda sobre isso. Não consigo mais tocar ao vivo. Tenho anos e sou muito frágil em termos de saúde. Não posso mudar o mercado.”
Sobre os gigantes do streaming Spotify, ele continuou: “Eles estão ganhando dinheiro e não vão mudar isso. Eles não vão desenvolver de repente um senso de responsabilidade moral. Eles são pessoas escrotas.”
No mês passado, o membro do supergrupo de folk Crosby, Stills & Nash se juntou a seus ex-colegas de banda em apoio à demanda de Neil Young de que sua música fosse apagada do Spotify.
Desde que Young emitiu sua demanda em janeiro, Joni Mitchell, Stewart Lee e os roqueiros alternativos cult Failure seguiram o exemplo ao solicitar que suas músicas fossem retiradas.