Claudio Dauelsberg lança novo álbum dia 10 de julho em show gratuito no Teatro XP Investimentos

Em comemoração aos 35 anos de carreira, Claudio Dauelsberg lança o álbum INSTANTES reunindo importantes compositores brasileiros, obras autorais e participações especiais.

“O repertório do álbum reúne músicas que me marcaram, composições de pianistas que eu sempre admirei. Conta um pouco a minha história, de onde eu venho e por onde eu transitei na minha construção. Uma linha do tempo construída por alguns vários “instantes”, diz Dauelsberg 

No show de lançamento Claudio celebra seus 35 anos de carreira ao lado de músicos que fizeram parte da sua trajetória. Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Mauricio Einhorn, Delia Fischer, Torcuato Mariano, Marcelo Martins, Bebê Kramer e Jessé Sadoc. Na banda, Renato Massa e Ney Conceição. O show acontece dia 10 de julho, a partir das 19h, no Festival BraJazz, no Teatro XP Investimentos, um dos teatros mais charmosos do Rio de Janeiro, com música da melhor qualidade e uma grande celebração com esses grandes nomes do Jazz brasileiro. A entrada é gratuita. 

Sobre o álbum Instantes

“Instantes”, o mais novo trabalho do pianista e arranjador Claudio Dauelsberg vem laurear os 35 anos de trabalho como artista. Nele, está toda a verve musical que o consolidou como instrumentista que percorre vários países – sempre como protagonista – , e pelas pautas musicais que transitam entre o erudito e o popular. O álbum traz a composição autoral  “Choro à Luz de Velas” em uma versão gravada para piano solo, obras de compositores brasileiros como Cesar Camargo Mariano, Egberto Gismonti, “Highland Air”, uma homenagem à Lyle Mays, “Blackbird”, clássico pop dos Beatles, uma releitura de “Maysways” de André Mehmari, e a participação especial da cantora francesa Camille Bertault em Forró Brasil e Samambaia.

Ao longo de três décadas, Claudio se dedicou ao piano solo, tendo se apresentado nos maiores teatros do mundo; participou de projetos que foram aplaudidos pela crítica e pelo público; compôs obras relevantes e foi o primeiro brasileiro a fazer um show no metaverso.

Durante o período pandêmico dos últimos dois anos, em meio a solitude do momento, aproveitou para revisitar músicas que o inspiravam, mas que há tempos não as visitava. Foi preenchendo o silêncio e vazio do isolamento que nasceu o álbum “Instantes”, um álbum diferente de todos os lançados até hoje por Claudio. 

O título do projeto relaciona o termo do Latim “instans”, que vem de “urgente, premente”, com uma perspectiva contemporânea de registrar instantaneamente momentos marcantes, como o fenômeno coletivo praticado no Instagram.  “Um momento muito breve, mas que pode ser muito marcante, e de certa forma a vida pode ser compreendida por esses instantes”, diz Claudio. Esses espaços que se passam muito breves no tempo, são o que o músico procurou fixar por meio das sete músicas do álbum.

“Neste período de mudanças fortes na história, os recortes se tornam elementos interessantes, protagonistas em redes sociais, compondo um mosaico de perspectivas, como a capa do álbum imerso num oceano de outras capas de álbum, onde cada um desses “quadradinhos” conta uma história, uma experiência e nos revela um verdadeiro universo”. diz Dauelsberg

Pianista, arranjador, compositor, produtor e professor da UNIRIO, Claudio Dauelsberg já gravou 7 CDs, 2 DVDs e inúmeros singles.  O CD “Bach”, gravado com a Orquestra de Câmara de Moscou, foi premiado pela Norddeutscher Rundfunk e o CD “Além das Imagens”, indicado para o prêmio Sharp. Gravou os concertos de Bach com a Orquestra de Moscou e atuou como solista à frente de orquestras como a de Genebra, a Sinfônica de Brasília, entre outras.

Claudio tem 2 DVDs gravados com o “PianOrquestra, 10 mãos e 1 piano”, grupo inovador idealizado por ele, de grande sucesso entre 2005 e 2020, tendo atuado nos principais palcos do mundo.  Com o PianOrquestra realizou projetos com vários nomes da música popular brasileira como Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz,  Mariana Aydar,  Ana Canas, João Bosco, Mônica Salmaso e Ná Ozzetti, nos quais foi idealizador e arranjador. Além de tocar em todas as gravações disponíveis nas principais plataformas digitais.
Em 2019,  realizou uma turnêpelos principais teatros europeus: Elbphilharmonie, Hamburg, Berlin Concert Hall, Concertgebouw, entre outros. Também se apresentou no Festival La Roque D’Antheron, o maior festival de piano da atualidade. Vale lemvbrar que Nelson Freire foi o único brasileiro a se apresentar lá até então. 

Claudio atua como diretor musical, arranjador e pianista. Foi considerado um dos “10 melhores espetáculos do ano” pelo jornal O Globo, além de inúmeros prêmios (Itaú Rumos, Classical Next, entre outros).  

Claudio já se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bireli Lagrene, Chick Corea, Bob Mintzer, Hermeto Pascoal, João Bosco, Yamandu Costa, Marcos Suzano, Toninho Horta, entre tantos outros músicos da MPB. 

Além disso, nos últimos 4 anos se apresentou em extensas turnês pelos principais festivais e teatros europeus. No ano de 2020, durante a pandemia, participou  do Rio  Montreux Jazz Festival, foi sua terceira vez  participando do Festival de  Montreux na Suiça,  onde gravou ao vivo o álbum Paisagens Brasileiras. Realizou turnês pela América do sul (Chile, Argentina,  entre outros) e América do Norte (Vancouver Jazz Festival, Calgary Jazz Festival). Também participou de  Showcases  Midem, Womex,  Classical Next  e Brasil Music Festival (Norway). 

Recentemente, Claudio, fez parte de uma ação pioneira no Brasil, onde apresentou uma prévia de algumas obras do seu novo show “Instantes” no Metaverso. Foi a primeira vez que um músico brasileiro se apresentou neste formato e foi a primeira ação da América Latina a unir a ativação de marca de uma operadora, no ambiente dos Metaversos, com uma experiência imersiva presencial, onde o público pôde interagir entre si e também com o músico, através de seus avatares. 

Serviço

Festival Brajazz 

Local : Teatro XP Investimentos 

Dia: 10 de Julho

Horário: A partir das 19h. 

Ingresso: Entrada Gratuita

Endereço: Jockey Club Brasileiro – Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ Telefone: (21) 3807-1110