'Conversa com Bial' aborda a urgência da fome no Brasil com Daniel Souza, filho do Betinho, e Drauzio Varella

Divulgação GloboA fome no Brasil alcançou seu maior índice nos últimos anos, similar à década de 90. De acordo com os dados levantados pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer, o que corresponde a 15% da população. O ‘Conversa com Bial’ de hoje, dia 16, levanta a urgência do assunto e reúne Daniel Souza, filho do sociólogo Herbet de Sousa – o Betinho -, e Drauzio Varella. O programa marca o início de uma conversa promovida pela Globo sobre a campanha, que colocou a sua plataforma paraquemdoar.com.br à disposição de quem deseja se engajar com a iniciativa. 

Betinho fundou o projeto Ação da Cidadania, em 1993, quando 32 milhões de brasileiros viviam abaixo da linha da pobreza, segundo o Ipea. Hoje, diante de dados parecidos, Daniel, que administra a iniciativa, lança a campanha “Pacto pelos 15% com Fome” como um apelo para que organizações públicas, privadas e a sociedade civil direcionem o olhar para a urgência do tema. “O que me preocupa é que estamos numa situação em que a fome está aumentando barbaramente em pouco tempo. Em um ano e meio ou dois, tivemos um aumento de 14 milhões de pessoas nessa condição, de 19 milhões para 33 milhões, o que me leva a crer que, do jeito como estamos indo, teremos em 2023 mais de 40 milhões com fome. Isso é muito grave. Estamos preocupados com o futuro porque nós nunca vimos uma situação como a que estamos vivendo agora”, alerta.

A pesquisa atual é espantosa: além dos que passam fome, 125,2 milhões convivem com algum grau de insegurança alimentar – cerca de 58,7% dos brasileiros. “Temos os que não passam fome, mas não estão seguros se conseguirão manter a alimentação da família, e aqueles que já estão enfrentando problemas sérios, como os que pulam uma refeição por dia”, explica Drauzio. O médico discorre sobre as consequências disso, especialmente no desenvolvimento de crianças: “O cérebro da criança precisa de energia. Noventa por cento das calorias ingeridas por um bebê vão para a formação do cérebro […]. Crianças pequenas que não conseguem se alimentar adequadamente têm seu sistema nervoso central afetado por não atingir níveis de conexões necessárias para manter um consciente intelectual para o resto da vida. Nós estamos comprometendo o futuro do país”.

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.