Inspirado na linguagem dos contos de fadas, “O Menino que Plantava Flores” apresenta situações inusitadas, seres ou objetos mágicos para trazer a reflexão sobre uma pauta real:  O bullying. Filmada em jardins e espaços naturais do Campo de São Bento, em Niterói e no Parque Lage, no Rio de Janeiro e com três episódios de 10 minutos cada, o cine teatro será disponibilizado nos dias 09, 15 e 16 de maio, sempre às 16 horas, no canal do YouTube do Mini Horto & Teatro de Jardim.

Iluminando a vida, e pondo cores onde antes só havia o cinza, “O Menino Que Plantava Flores” conta uma história de superação, aprendizado e transformação. Cruzando a livre inspiração em “O Homem que Plantava Árvores”, de Jean Giono, com as experiências da infância do artista André Roman e do bulliyng que sofreu pelo fato de gostar de plantas, o espetáculo traz à cena, roteiro assinado por Aline Marosa e Márcio Nascimento e direção artística de Márcio Nascimento, histórias de infâncias e suas relações com a natureza e as consequências devastadoras e até irreversíveis para a vítima se não forem tratadas.

 “O Menino Que Plantava Flores” conta com o incentivo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc e vai apresentar uma encenação com bonecos e animação, em três episódios de 10 minutos cada, em formato digital. Numa analogia estrutural com A Saga do Herói de Joseph Campbell, o Menino, em seu percurso entre a casa, a escola, a relação com os amigos e os familiares, passará por um processo de mudança.

Em “O Menino Que Plantava Flores” o herói, muitas vezes, se encontra dentro de uma aventura e sua jornada apresenta como objetivo o abandono de uma condição, encontrar a fonte da vida, e chegar a uma condição diferente. Mais rica ou mais madura.  Para isso, a encenação faz uso de espacialidades naturais apresentando um quadro com múltiplas possibilidades de espaços, para todo o registro das ações das histórias. Além da apresentação do produto cultural em três episódios de 10 minutos de duração, a proposta vai oferecer uma oficina de bonecos com Márcio Nascimento e um bate papo sobre produção teatral com André Roman, veiculadas pelo instagram Minihorto_teatrodejardim.

Sinopse: “O Menino Que Plantava Flores” conta a história do menino/boneco chamado André, de 7 anos que, inspirado por sua avó Violeta, já falecida, ama as flores. Em uma atividade escolar (o Dia da Novidade), André resolve compartilhar com a turma o “objeto” – um vaso de cor violeta – de seu afeto e acaba sofrendo bullying. Mesmo sem entender o motivo do que passou, é na professora que o aluno encontra um lugar de confiança e apoio, no primeiro momento. Ao retornar ao lar, o menino atravessa memórias que o conduz ao reencontro com sua Vó Violeta e o faz ganhar forças para enfrentar o preconceito e o bullying através do amor e da amizade.

 Ficha Técnica
Argumento: André Roman
Roteiro: Aline Marosa e Márcio Nascimento
Direção Artística: Márcio Nascimento
Atores – Manipuladores: Marise Nogueira e Márcio Nascimento
Voz do menino André: Miguel Malard
Voz da vagalume Luiza: Isis Malard
Trilha Sonora Original: Federico Puppi
Visualidades: Francisco Leite
Criação e Confecção de Bonecos: Marise Nogueira
Confecção do passarinho: Maria Adélia
Costureira: Maria Brandão
Iluminador Cênico e Captação de Imagens: Ricardo Lyra
Câmera: Thiago Azevedo
Edição, montagem de vídeo e legendagem: Augusto Rodrigues
Animação: Nicole Schlegel
Fotografia artística: Chico Lima
Identidade Visual: Raquel Alvarenga
Social Mídias: Guaxinim Comunica
Assessoria de comunicação: Alessandra Costa
Produção Executiva: Cintia Maria Ricardo
Diretor de Produção: André Roman
Administração Financeira e Prestação de Contas: AR Produções
Idealização e Realização: Teatro de Jardim, André Roman & Marcio Nascimento

Serviço

O Menino Que Plantava Flores
Estreia 1º episódio: Domingo 09 de maio de 2021 às 16h
Lançamento do segundo e terceiro episódios: sábado e domingo, dias 15 e 16 de maio às 16h
Duração de cada episódio: 10 min
Livre para todos os públicos.
As exibições contam com acessibilidade, através de legenda.
Acesso gratuito através do Canal Youtube Mini Horto & Teatro de Jardim
Link: https://youtube.com/user/andreromaninfante

Ações Paralelas
Oficina de Bonecos com Márcio Nascimento, sábado, dia 08/05, às 15h.
Live bate-papo sobre o processo de produção com André Roman, sábado 08/05, às 16h.

Acesso pelo instagram Minihorto_teatrodejardim.

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo