Festival de Teatro Online em Tempo Real terá premiação em dinheiro para os vencedores

Inscrições para o evento promovido pela Cia Banquete Cultural, podem ser realizadas até o dia 11 de julho, nas categorias drama, comédia e esquetes

Estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, promovido pela Cia Banquete Cultural. Pelo segundo ano consecutivo, o evento que tem o objetivo de promover o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil com o uso de novas tecnologias para exibição online, em tempo real e gravadas virtualmente, busca artistas e coletivos de todo o país. “Nosso objetivo é reconhecer o trabalho dos artistas que tanto contribuem para mitigar os impactos emocionais da população, em virtude do isolamento social necessário para contenção da pandemia da Covid-19”, ressalta o curador do Festival, Jean Mendonça.


Na primeira edição, realizada no ano de 2020, dentre os mais de 200 inscritos, foram premiados os experimentos “Cardinal” e “Pandas, era uma vez em Frankfurt”, na categoria drama e “As desventuras do Capitão Rabeca”, na categoria comédia. De acordo com o diretor do evento, no ano de 2021 foi inserida uma nova categoria: Esquetes. “Ampliamos também a abrangência do Festival, para artistas e grupos, que independente da nacionalidade, apresentem seus trabalhos realizados na língua portuguesa”, comenta.
Para participar, basta acessar e preencher a ficha de inscrição até às 23h59 do dia 11 de julho de 2021. Os experimentos em comédia e drama devem ser apresentados online em tempo real no dia agendado da programação e ter a duração mínima de 20 minutos e máxima de 60 minutos. Já as esquetes, gravadas antecipadamente e exibidas online na data programada, devem ter a duração entre 10 e 20 minutos. Cada artista o u grupo de teatro pode inscrever até um trabalho artístico por categoria: drama, comédia e esquete. O primeiro colocado de cada categoria receberá uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 600,00, e todos os classificados vão receber um certificado digital de participação. Mais informações podem ser adquiridas no regulamento do evento.  “Vamos selecionar quatro experimentos por categoria e a divulgação dos selecionados será realizada no dia 25 de julho, às 19h, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube”, conta Jean.

O Festival


2º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, acontecerá do dia 31 de julho a 22 de agosto, sempre na seguinte sequência: Esquete (17h), Comédia (18h) e Drama (19h30).

As apresentações vão acontecer em dois momentos; Online e em tempo real, entre os dias 31 de julho e 8 de agosto, pelo aplicativo Zoom, com link disponibilizado nas redes sociais da Cia Banquete Cultural para no máximo 100 pessoas. E, a segunda fase, online da gravação da exibição dos experimentos em tempo real e das esquetes gravadas, de 14 a 22 de agosto, pelo YouTube, sem limite de público. A premiação será transmitida ao vivo, no dia 28 de agosto, às 18h e, a reapresentação online dos trabalhos premiados será realizada em 29 de agosto, a partir das 17h. Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo e-mail: [email protected]. Para compor o Júri Técnico desta edição foram selecionados os seguintes nomes: Aline Deluna, Lourival Prudêncio, Luciana Bicalho, Nicole Cordery, Silvana Stein e Tatiana Tibúrcio.


O evento contará com uma abertura especial, nos dias 24 e 25 de julho, com a exibição do experimento O Homem da Noite Eterna, de Marco Miranda, com Elton Lellis e Jean Mendonça, às 18h, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube. “Trata-se de um experimento que transita entre o teatro e o cinema, ambos feitos para web, o que comecei a chamar de teatro-web, mas que poderia também ser cine-teatro-web”, ressalta Jean. O autor e diretor, Marco Miranda, diz que o experimento conta a história de um homem que está aprisionado em algum lugar e em algum tempo indefinidos. “Talvez ele esteja delirando ou até mesmo sonhando, ou então viva em uma triste realidade. Ele se debate entre dúvidas, incertezas e certezas tão firmes, quanto um barquinho de papel em uma tempestade. De uma questão esse homem não tem dúvida: existe uma terrível peste assombrando mais uma vez o mundo”, finaliza Miranda.

Ficha Técnica do evento
2° Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro
Promotora do evento:
 Cia Banquete Cultural
Inscrição: de 6 de junho a 11 de julho de 2021
Anúncio dos selecionados: 25 de julho de 2021
Realização do Evento: De 31 de julho a 22 de agosto de 2021
Premiação: 28 de agosto de 2021
Mais informações do evento[email protected]
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

Ficha técnica da peça
O Homem da Noite Eterna
Apresentação:
 24 e 25 de julho, às 18h
Local: YouTube – canal da Cia Banquete Cultural
Duração: 40 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: drama
Elenco: Elton Lellis e Jean Mendonça
Autor e Diretor: Marco Miranda
Realização: Cia Banquete Cultural