“Maíra, Caminhos Ancestrais” faz curta temporada no Teatro Glaucio Gill

A Cia Teatro Baixo e o Grupo Artesão Teatro apresenta o monólogo “Maíra, Caminhos Ancestrais” faz curta temporada no Teatro Glaucio Gill, De 26 a 29 de agosto, sempre às 19 hs. Peça conta a história a indígena Tuxaua Anacã, ao pressentir sua morte, relembra toda sua trajetória até a chegada dos portugueses em terras brasileiras.

“Maíra, Caminhos Ancestrais” surge do encontro da atriz e dramaturga Jessica Meireles com o primeiro romance de Darcy Ribeiro, lembrado por defender causas indígenas e educação pública de qualidade. Na história, a índia anciã, ao pressentir sua morte, relembra sua trajetória a partir da chegada dos portugueses em terras brasileiras. Jéssica Meireles faz um paralelo entre uma aldeia ficcional e seus próprios desejos de se aproximar de seus ancestrais indígenas através de memórias e questionamentos sob sua condição de não pertencimento a um grupo étnico racial a partir de seu encontro com o texto.

“Esse espetáculo é também uma tentativa minha de reconstruir e me conectar com um dos meus caminhos ancestrais, guiada pelas palavras sopradas ao vento por minha bisavó e minha tataravó, mulheres indígenas, apagadas da memória-ativar familiar. Elas também estão presentes na peça ”, conta Jéssica.

“ Maíra, Caminhos Ancestrais ”é o resultado do encontro de dois grupos iguaçuanos, Artesão Teatro e Teatro Baixo, que têm em comum a pesquisa, o treinamento e a formação do Ator. Aliás, este é o segundo monólogo com temática ancestral da Cia. Teatro Baixo.

SERVIÇO

Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s / n – Copacabana, Rio de Janeiro

Curta temporada: de 26 a 29 de agosto

Horário: 19 h

Classificação indicativa: 16 anos