“Caixa Ninho”, um espetáculo lúdico para crianças, no Sesc Tijuca

Foto: Eranos Círculo de ArteQuem tem filho sabe, caixas de papelão sempre foram objetos de grande fascínio pelas crianças da primeira infância e não à toa. Com elas, é possível brincar com os pequenos dando formas diferentes, além de ser uma oportunidade única de entrar no mundo lúdico da criança, estimulando a imaginação e a criatividade, assim surgiu a ideia de “Caixa Ninho”.

Aliás, a sinopse de “Caixa Ninho” dá a dimensão do que as crianças podem esperar do espetáculo, um acontecimento teatral para a primeira infância, onde as crianças são convidadas a entrar num universo de caixas de papelão. Em um cenário intimista, lúdico e modular num espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível.

Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho. A atriz Sandra fica junto as caixas e estabelece este vínculo de construção e acolhimento. “A relação que as crianças estabelecem com as caixas – compreendidas aqui como brinquedos não estruturados, ou seja, não possuem uma funcionalidade específica -, foi o ponto de partida para a criação da peça” – completa a atriz.

O coletivo Eranos Círculo de Arte tem expertise de trabalhos para a primeira infância, o grupo apresenta o conceito de protagonismo infantil: “onde as crianças estão no centro de todo o processo de criação das obras, até a participação efetiva durante as apresentações – os pequenos podem interagir de forma espontânea e sentir-se parte integrante do espetáculo (eles podem falar, atuar, ajudar a atriz na condução do roteiro, além de abrir a construção de um diálogo) – , o que os torna parte do espaço estético e criativo da peça. E com Caixa Ninho, o grupo continua a se aprofundar nesta esfera”, explica a atriz Sandra Coelho, que também é autora e pesquisadora da obra junto com o diretor Leandro Maman, e compartilha o palco com a musicista Hedra Rockenbach autora da ambientação sonora realizada ao vivo.

Para aproximar-se deste universo de 1 a 6 anos de idade, o Eranos apostou na vivência das relações que vem desenvolvendo em pesquisa prática, realizando oficinas com crianças de escolas públicas de Itajaí (SC) através de propostas sensoriais, jogos e principalmente a observação de suas relações lúdicas com o espaço, norteando a pesquisa para a construção dramatúrgica.

SERVIÇO:

Temporada: 02 a 31 de julho de 2022

Dias e horários: Sábados às 16h e domingos às 11h e 16h

Local: Sesc Tijuca. Teatro 01

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca

Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, de 9h às 17h

Classificação indicativa: Livre