Espetáculo “Melro” mostra a dor das mães que perderam os filhos em chacinas brasileiras

Tendo a população negra como objeto de preconceito, violência e marginalização, no palco, as atrizes Cláudia Macedo e Pietra Canle evidenciam a solidão das mães que sonham encontrar algum vestígio dos filhos assassinados em chacinas periféricas nas quais os corpos negros foram levados e nunca mais vistos.

Logo após a semana que marca os 32 anos de uma das maiores chacinas do Brasil, a Chacina de Acari, ocorrida em 26 de julho de 1990, quando 11 jovens, sendo 7 menores de idade, da comunidade do Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram retirados de um sítio em Suruí, situado em Magé, onde passavam o dia, por um grupo que se identificava como sendo policiais, estreia o espetáculo “Melro”, do diretor Fabiano de Paula, neste sábado (12), às 20h, no Teatro Chica Xavier, no espaço cultural Terreiro Contemporâneo.

Tendo a população negra como objeto de preconceito, violência e marginalização, no palco, as atrizes Cláudia Macedo e Pietra Canle evidenciam a solidão das mães que sonham encontrar algum vestígio dos filhos assassinados em chacinas periféricas nas quais os corpos negros foram levados e nunca mais vistos.

Ancestralidade, amor, dor, desesperança e luta se misturam na peça produzida por Núria Kiffen. “Nós desenvolvemos a denúncia dessas mortes, com uma pegada científica, trazendo questionamentos para o nosso público. Para finalizar, abordamos sobre o afeto, que se desenvolve dentro de casa, o que envolve duas pessoas pretas e o que possibilita a cura. Eu digo que a peça tem uma pegada de dramaturgia, misturada com show e uma dose de performance”, ressaltou a produtora.

Segundo Núria, a ideia é fazer as pessoas questionarem as mazelas que abarcam os negros. “Nós queremos conduzir o nosso público nas diferentes atmosferas do questionamento. Por que isso aconteceu? Como foi possível fazer isso? Por que quase ninguém faz isso? São perguntas que definem bem os três atos do espetáculo. Esperamos que o público aprecie o questionamento levando para suas casas e compartilhando com seus amigos e familiares”, pontua.

Foi durante a pandemia de Covid-19, nos últimos dois anos, que tudo começou. Formado pelas atrizes Cláudia e Pietra e por Fabiano, que também é ator, o ‘Coletivo Agô’, o qual originou a materialização deste espetáculo, nasceu do encontro dos artistas na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Juntos, o trio realizou montagens de peças e cenas curtas, além de apresentações em festivais e saraus. No final do no passado, os atores conquistaram os prêmios de Melhor Esquete pelo júri técnico, Melhor Iluminação, Melhor direção e Melhor Atriz para Cláudia Macedo, ao participarem da 11ª edição do Festival de Teatro Universitário (FESTU).

A poucos dias da temporada, o coletivo tem boas expectativas. “Esperamos que este projeto seja o tipo de espetáculo que comunique com os diferentes públicos da nossa sociedade. É uma peça que quem é branco vai ter um questionamento diferente de quem é preto, quem é rico vai ter um questionamento diferente de quem é pobre, mas todos vão questionar o seu lugar dentro da sociedade. É o que esperamos. Queremos nos conectar com esse público. Queremos ficar na cabeça dele. Queremos estar no dia seguinte na sua chegada ao trabalho, durante seu almoço com colegas e na sua vivência familiar. Este é o tipo de espetáculo que fica e o público leva para a vida”, frisou Núria.

Além da estreia sexta-feira (12), o espetáculo “Melro” segue com apresentações até o dia 28 de agosto. Às sextas-feiras, às 20h, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h, no Teatro Chica Xavier, no Terreiro Contemporâneo, localizado na Rua Carlos de Carvalho, número 53, Centro, Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Cláudia Macedo e Pietra Canle
Direção e Dramaturgia: Fabiano de Paula
Direção de Movimento: Tatiana Henrique
Direção Musical e Preparação Vocal: Átilla Bee
Produção Executiva: Núria Kiffen
Concepção de Cenografia: Fabiano de Paula
Execução de Cenografia: Lucas Osório
Concepção de Caracterização: Pietra Canle
Modelista e Costureira: Leila Confecção
Estilista: STYLEO
Iluminação: Cláudia Macedo
Técnico de Luz: Eugênio Oliveira
Operador de luz:  Matheus Souza
Designer: Stonem
Fotógrafo: Daniel Barbosa
Direção de Produção: Coletivo Agô

Serviço:

Terreiro Contemporâneo – Teatro Chica Xavier

Rua Carlos de Carvalho, 53, centro, Rio de Janeiro

Datas: 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de agosto 

sextas 20h, sábados 19h e domingos 18h

ingressos: R$30 inteira, R$15 meia 

https://www.sympla.com.br/evento/melro/1665855