“Pá de Cal (Ray-lux)” estreia no Rio de Janeiro

Temporada do espetáculo que celebra 15 anos da Cia. Teatro Independente, com texto de Jô Bilac e direção de Paulo Verlings, estreia em 26 de agosto, no Teatro Laura Alvim, em Ipanema

“Pá de Cal (Ray-lux)” é uma peça escrita pelo premiado autor Jô Bilac, com direção e argumento de Paulo Verlings, elenco formado por Carolina Pismel, Isaac Bernat, Kênia Bárbara, Orlando Caldeira e Pedro Henrique França e realização da Cia. Teatro Independente. Sua trama parte da morte de um personagem central, ou seja, ele está ausente. O mesmo acontece com suas irmãs que mandam representantes para a reunião “familiar” na qual irá se definir o destino do pai dessa família e também o destino da mãe do morto (uma ex-empregada da família), que também manda um representante legal. O morto também é representado por uma pessoa com quem conviveu em terras estrangeiras.

Além de uma morte traumática, a peça lida com a terceirização de responsabilidades e de como essas representatividades interferem na boa condução das questões. Toda a ação se desenrola na casa onde mora o patriarca, local que é foco de uma disputa pela posse, revelando interesses divergentes entre as partes. Conflitos inesperados emergem a partir desse encontro. Com o passar do tempo, as relações entre pai e seus filhos – representados – se revelam aos espectadores cada vez mais límpidas e latentes.

– O espetáculo narra uma relação “familiar” por uma perspectiva diferente. Através das representatividades discutimos o quanto nós hoje na contemporaneidade terceirizamos nossas relações –, comenta o diretor Paulo Verlings, também responsável pelo argumento e idealização da peça. – Atravessamos questões como culpa, ausência de diálogo e afeto, a partir de um acontecimento trágico.

Com “Pá de Cal (Ray-lux)” a Cia. Teatro Independente se debruça sobre um tema delicado, mas emergencial e a favor da vida. O Brasil está na contra mão da tendência mundial em relação aos índices de suicídios. Dados da OMS mostram que por aqui as taxas de suicídio foram 7% maiores em 2016, último ano da pesquisa, do que em 2010. Já o índice global teve queda de 9,8%.

Para a escalação do elenco, a Cia. pensou em arquétipos bem distintos para formar um elenco brasileiro, com muitas diversidades, personagens reais e pessoas críveis. “Colocamos em cena o retrato real da miscigenação do Brasil”, comenta Verlings. Quanto à linguagem interpretativa, diretor e elenco se concentram em explorar performances naturalistas, porém não realistas, com fisicalidade intensa, para que desloquem o espectador, através de uma relação estética quotidiana de ação, para o universo dos vínculos catárticos em que se baseiam as relações familiares ali abordadas.

“Pá de Cal (Ray-lux)” foi concebida especialmente para as comemorações dos 15 anos da Cia. Teatro Independente. A estreia nacional do espetáculo aconteceu em outubro de 2021, no CCBB BH, em novembro do mesmo ano cumpriu temporada no CCBB Rio e em abril de 2022 foi apresentada no Itaú Cultural, em São Paulo. A primeira temporada na Zona Sul do Rio de Janeiro será na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, de 26 de agosto até 18 de setembro, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

* A expressão “Pá de Cal” é usada para fazer uma última referência a um assunto não prazeroso. Já “Ray-lux” se refere ao nome de uma urna funerária tão cara quanto o valor de um automóvel.

Ficha técnica

Dramaturgia: Jô Bilac

Direção: Paulo Verlings

Diretora Assistente: Mariah Valeiras

Elenco: Carolina Pismel, Isaac Bernat, Kênia Bárbara, Orlando Caldeira e Pedro Henrique França

Cenário: Mina Quental

Figurinos: Karen Brusttolin

Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni

Trilha Sonora: Rodrigo Marçal e João Mello

Direção de Movimento: Toni Rodrigues

Visagismo: Rafael Fernandez

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Programação Visual: André Senna

Fotos de Divulgação: Antônio Fernandes

Direção de Produção: Jéssica Santiago

Argumento e Idealização: Paulo Verlings 

Realização: Teatro Independente e 9 Meses Produções

Serviço

Espetáculo: “Pá de Cal (Ray-lux)”

Local: Casa de Cultura Laura Alvim

Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro

Estreia em 26 de agosto de 2022.

Temporada: 26 de agosto até 18 de setembro, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Valor do ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Capacidade de público: 190 lugares

O teatro possui espaços destinados a cadeirantes e poltronas para atender pessoas obesas.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Duração: 70 minutos