Seis produções para comemorar o Dia do Documentário Brasileiro no Curta!On

Divulgação Curta!O Curta!On – Clube de Documentários se orgulha por seu crescente acervo de filmes e séries documentais que reúne, sobretudo, produções brasileiras! Por isso, para celebrar o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 7 de agosto, indica seis obras: três delas refletem sobre esse gênero cinematográfico tão importante, e outras três são novidades que acabam de chegar na plataforma.

A primeira tríade é formada pela série “Nós, Documentaristas”, de Susanna Lira, e pelos longas “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, e “O Método”, de Liliana Sulzbach e Carlos Roberto Franke. Já entre as novidades estão a microssérie “Memórias do Grupo Opinião”, de Paulo Thiago; o documentário “O Cinema das Mulheres”, de Vanessa de Araújo Souza; e o inédito “Desterro – A Poiesis de Imre Kertész”, de João Alberto Cotta.

O Curta!On – Clube de Documentários está disponível na ClaroTV+ e na internet, através do https://curtaon.com.br/ , e pode ser desfrutado por novos assinantes gratuitamente durante sete dias.

Confira as sinopses:

Banquete Coutinho (Documentário)

“Banquete Coutinho” propõe olhar para os filmes de Eduardo Coutinho como uma grande obra indivisível. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Direção: Josafá Veloso. Duração: 74 min. Classificação: 12 anos

Nós, Documentaristas (Série)

A série “Nós, documentaristas” mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a “realidade”. A proposta é que, a partir do olhar de cada um deles, o público seja capaz de refletir sobre a realidade contemporânea brasileira. Os programas investigam o processo de criação e realização dos filmes documentais, além da vida e obra de diversos profissionais, desde experientes diretores — como João Moreira Salles, Vladimir Carvalho e Lúcia Murat — até documentaristas de uma nova geração, como Petra Costa, Emílio Domingos e Cristiano Burlan. A série de 13 episódios é dirigida por Susanna Lira, documentarista que também ganha espaço em um episódio só seu. Direção: Susanna Lira. Duração: 13 episódios de 26 min. Classificação: Livre.

O Método (Documentário)

“O Método” desvenda, interpreta e revela as ferramentas e conhecimentos utilizados por experientes documentaristas na arte e no ofício de representar a realidade. Direção: Liliana Sulzbach, Carlos Roberto Franke. Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.

Memórias do Grupo Opinião (Série em 3 episódios)

A história do Grupo Opinião, uma trupe carioca de teatro criada em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes. Duração: 25 min. Classificação: 12 anos. 

O Cinema das Mulheres (Documentário)

Apaixonadas pela magia do cinema e historicamente impostas a um lugar de invisibilidade, preconceitos, estereótipos e superficialidades, como as mulheres podem contestar, romper com a opressão, zelar por arquivos preciosos, interpretar personagens marcantes, produzir e dirigir filmes de sucesso? O documentário “O cinema das mulheres” ilumina trajetórias de sonhos, desafios e vitórias de brasileiras talentosas: Alice Gonzaga, Didi Viana, Carmen Santos, Cléo de Verberena, Carmem Miranda, Gilda de Abreu, Eliana Macedo, Eliane Lage, Lucy Barreto, Helena Solberg, Ana Maria Magalhães, Tereza Trautman, Leila Diniz, Darlene Glória, Sônia Braga, Carla Camurati e Ruth de Souza. Com delicadeza, rigor histórico e olhar poético, as imagens encantam, suscitam reflexões e homenageiam mulheres que querem vencer, ganhar dez, como diz Ruth de Souza, em cena mágica e memorável. Direção: Vanessa de Araújo Souza. Duração: 85 min. Classificação: Livre. 

Desterro – A Poiesis de Imre Kertész (Documentário)

As questões do desterro humano e da incessante busca pela identidade são exploradas poeticamente através da vida e obra do escritor húngaro Imre Kertész, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2002 e sobrevivente de Auschwitz. Ao longo de sua obra, Kertész se coloca a pergunta “quem sou eu?”, nos fala da identidade como ato narrativo e da escrita como resistência contra o aniquilamento, o desterro, a solidão e a morte. Direção: Daniel Augusto Duração: 26 min. Classificação: Livre.