Medalhista olímpica do judô, Rafaela Silva recorda momentos de angústia durante suspensão por doping: ''Parecia que dois anos eram 20''

Divulgação RedeTV!O ‘Galera Esporte Clube’ desta segunda-feira (8) exibe uma entrevista com a judoca Rafaela Silva. Apaixonada pelo esporte desde a infância, a campeã olímpica relembra como ingressou na modalidade. “Com 5 anos meus pais trabalhavam das 10h00 às 22h00. Eu e a minha irmã ficávamos na minha tia. Então, para ocupar o nosso tempo, porque fomos criadas dentro da comunidade, na Cidade de Deus, fomos procurar alguma coisa pra fazer”, relata a atleta de 30 anos para atração da RedeTV!.

”Treinei o futebol durante um tempo, mas para competição só menino podia participar, então eu fui experimentar a segunda opção que era o judô. Fui aprendendo um pouco e vi que desde muito nova eu gostava de soltar pipa, de jogar bola com as crianças e eu não podia porque elas falavam que eu era menina e não sabia. Depois que comecei a lutar com os meninos lá no judô, eles queriam ser meus amigos e eu podia brincar na rua”, completa.

A atleta, que ficou dois anos suspensa das competições após caso de doping, revela o sentimento de angústia vivido nesse período. ”Foi muito difícil. Competindo a gente acha que um ciclo de quatro anos passa muito rápido e quando eu não estou fazendo isso, quando não estou vivendo meu dia a dia normal, parecia que esses dois anos eram 20”, confessa.

Ainda nesta edição do ‘Galera Esporte Clube’, Rafaela Silva fala sobre preparação para as Olimpíadas de Paris, em 2024, quando poderá conquistar novamente uma medalha de ouro para o Brasil. ”Vai fazer um ano que voltei para o tatame, já consegui algumas medalhas no circuito mundial, estou no top 10 da minha categoria. O objetivo é me manter ali dentro da zona de classificação, porque para as Olimpíadas são 18 [vagas diretas]”, declara.

Apresentado por André Vasco, Edilson Capetinha e Fernanda Keulla, o ‘Galera Esporte Clube’ é exibido às segundas-feiras, às 22h30 na RedeTV!