CNN Brasil - Programação do Fim de Semana de 13 a 14 de agosto

Divulgação CNN BrasilConfira a programação do fim de semana na CNN Brasil de 13 a 14 de agosto. Nesse fim de semana tem, a despedida do Viagem & Gastronomia de Portugal, um programa sobre a arte da dança no Entre Mundos, a tour de Richard Quest por Nairóbi e São Francisco, a aventura de Anthony Bourdain pela gélida Antártica, um CNN Soft Business sobre a desglobalização, uma conversa sobre assédio sexual e moral em Nosso Mundo, além da reprise de episódio premiado de Sinais Vitais sobre cuidados paliativos para pacientes em estado terminal.   

CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – 13/08, Sábado, 21h

Portugal: Um Giro pela Gastronomia de Lisboa

O CNN Viagem & Gastronomia chega ao quinto – e último – episódio da série sobre Portugal, visitando a capital, Lisboa e coroando a série de um país conhecido pela mesa farta e hospitalidade.

Entre os passeios pelos bairros charmosos da cidade, hospedagens luxuosas e as dicas históricas, Daniela Filomeno convida para um giro gastronômico completo, que vai de comida de boteco à restaurante estrelado.

Na curadoria dos melhores restaurantes da capital, o moderno e internacional restaurante Yakuza se destaca. Na sequência, Dani segue pelo Bairro do Avillez – um espaço com diversos restaurantes de José Avillez, conceituado chef português.

No Belcanto, listado no “The World’s 50 Best Restaurants, há pratos como a “galinha dos ovos de ouro”, um prato feito de ovos que remete à fábula de Esopo.

No Bairro Alto, a apresentadora se maravilha com uma vista do topo da capital, trazendo um conteúdo histórico de pontos marcantes: o castelo São Jorge e a praça do Comércio são alguns deles. Pelas ruelas do bairro, Dani propõe uma batalha de pastel de natas e segue rumo à Manteigaria. A disputa promete ser acirrada e quem “compete” com a Manteigaria é o emblemático pastel de natas da lanchonete Pastéis de Belém.

MARAVILHAS DO MUNDO COM RICHARD QUEST – 13/08, Sábado, 21h45

De Nairóbi a São Francisco

Vibrante é a palavra que pode descrever os dois destinos de Richard Quest neste episódio. Primeiro, ele aterrissa em Nairóbi, capital do Quênia, coração financeiro e cultural do país. Uma cidade que mistura modernidade às tradições tribais, e a tecnologia convive lado a lado com a natureza selvagem.

Nairóbi é provavelmente um dos poucos lugares em que é possível fazer um safari dirigindo pouco mais de 15 minutos para fora do centro da cidade. E Quest, claro, não perdeu a oportunidade. Mas para quem prefere o conforto de um hotel, a cidade também proporciona contato com a vida selvagem. No exclusivo Giraffe Manor, hóspedes podem se sentar à mesa do café da manhã na companhia de girafas.

Quest foi conhecer um pouco mais sobre a tradição de atletismo dos quenianos e conversou com o maratonista Eliud Kipchoge, atual recordista mundial.

Após tudo isso, Quest vai a São Francisco, cidade que já foi o símbolo da revolução feita na base de paz e amor, mas que hoje é central para outra revolução: a tecnológica. Em todas elas, um fator predomina: a liberdade. E Richard Quest vai explorar os personagens que ajudaram a fazer essa cidade – dos beatniks e hippies, à comunidade LGBT+ e os geeks. Ele também explora Chinatown, a comunidade chinesa mais antiga dos Estados Unidos. 

EM ALTA CNN – 13/08 , Sábado, 22h30

Uma noite de comédia com “O Palestrante”

O Em Alta CNN desta semana está bastante eclético, com estreias sobre vampiros, comédia e culinária. 

Os apresentadores Mari Palma e Phelipe Siani comentam “Dupla Jornada”, lançamento da Netflix que coloca Jamie Foxx no papel de um caçador de vampiros. 

E para destacar a importância das criaturas da noite no entretenimento, o programa conversa com Liz Vamp, atriz e cineasta – filha de José Mojica Marins (conhecido pelo personagem Zé do Caixão) . Ela conta: “Os vampiros estão no cinema desde 1932, com ‘Nosferatu’. São 100 anos deste que, não sei se você sabe, é um filme que foi proibido na Europa após um impasse judicial com a família do autor de Drácula”, defende Liz.

Nesta semana, também tem a estreia de “Iron Chef Brasil”, versão brasileira do reality show culinário que faz sucesso há mais de 20 anos mundo afora. A apresentação da versão brasileira fica por conta de Fernanda Souza e Andressa Cabral.

Mari e Phelipe batem ainda um papo pra lá de divertido com a dupla Fábio Porchat e Dani Calabresa, que estreiam o filme de comédia “O Palestrante”.

UNIVERSO KARNAL – 13/08, Sábado, 23h15

CULTURA: É pop!

A palavra cultura frequentemente é usada como sinônimo de erudição e refinamento. Ela é quase um álibi usado por quem torce o nariz para manifestações populares.

Mas tem cabimento colocar concertos de Beethoven como superiores ao samba, carimbó ou maracatu? Onde começa e como acaba a cultura? Para entender o tema, o historiador e escritor Leandro Karnal participa como convidado de um clipe de funk de uma das maiores produtoras do gênero musical que ganhou o mundo (foto ao alto, CNN Brasil/Divulgação).

Sobre isso e a identidade cultural do brasileiro, Karnal conversa com Ruben Oliven, doutor em ciências sociais pela Universidade de Londres e professor titular do Departamento de Antropologia da UFRGS. Vinicius Mariano de Carvalho, doutor em Literatura pela Universidade de Passau, da Alemanha, é músico e contribui com a discussão de que não há uma cultura brasileira e sim diversas culturas.

E como convidado especial, Leandro Karnal entrevista no Auditório da Pinacoteca de São Paulo um ícone da cultura brasileira: Ney Matogrosso.

CNN NOSSO MUNDO – 13/08, Sábado, 23h45

Promotora Silvia Chakian contra o assédio moral e sexual

Como identificar o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho? Como agir, denunciar e eliminar a ideia do “quem cala consente”? Homens também sofrem assédio moral e sexual? 

Quem ajuda a elucidar esse tema tão complexo é a promotora de justiça do Estado de São Paulo, Silvia Chakian. Ela tem se dedicado, há mais de duas décadas, ao enfrentamento à violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher. Ela é autora de livros como: “A construção dos Direitos das Mulheres” e também do livro “Crimes Contra Mulheres” – um estudo detalhado das principais leis brasileiras no campo da violência de gênero.

ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – 14/08, Domingo, 18h45 

Um verão muito especial na Antártica

Anthony Bourdain decidiu levar ao extremo a ideia de ir a um lugar desconhecido, e passou uma temporada de verão no continente mais remoto do mundo: a Antártica. É também o mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e maior índice de ventos fortes em todo o planeta. Com 98% de seu território cobertos por gelo, fica até difícil imaginar o que há para fazer e para comer num lugar assim. Mas há quem diga que é em tempos de escassez que a criatividade aflora.

E na Antártica há pessoas muito boas em transformar congelados e enlatados em verdadeiros banquetes. Bourdain conheceu ali uma verdadeira comunidade colaborativa, onde o trabalho do cientista é tão importante quanto o do coletor de lixo. Tudo em prol da pesquisa científica, já que ali, não há população fixa, apenas grupos de trabalhadores incansáveis que vão e vem em temporadas.

Bourdain tenta entender o que leva essas pessoas até ali sobrevoando montanhas de gelo num helicóptero, chegando bem perto da boca do vulcão mais ao sul do mundo, ainda em atividade, e até relaxando numa espécie de praia local.

CNN SINAIS VITAIS – 14/08, Domingo, 19h30

”Cuidados Paliativos: a Medicina que alivia a dor”

REAPRESENTAÇÃO

O episódio é reapresentado após ser premiado na semana passada pela SIP-2022 (Sociedade Interamericana de Imprensa) na categoria Jornalismo de Saúde. De acordo com os organizadores, a premiação foi concedida ao programa por mostrar, com rigor e delicadeza um tema pouco abordado e de grande interesse humanitário que á a atenção médica a pacientes com doenças graves e terminais.

Ao trazer um raio-X desse tipo de serviço no Brasil, o programa entrevista alguns dos maiores nomes da modalidade e acompanha a rotina de pacientes e familiares que tiveram acesso a esses serviços e mostra como isso transformou radicalmente suas vidas.

O “CNN Sinais Vitais” acompanhou os trabalhos na área em um serviço público e outro privado de saúde. Na rede do SUS, a imersão foi no Hospital do Câncer IV, que é a unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. Na rede particular, a incursão do “CNN Sinais Vitais” foi à Clínica Florence, em Salvador, que completou quatro anos, e é a primeira unidade no Brasil criada exclusivamente para ser um Hospice (hospedaria) em cuidados paliativos para pacientes em fim de vida.

200+: A EVOLUÇÃO DO BRASIL – 14/08, domingo, 21h

ECONOMIA

De Brasil Colônia à uma das maiores ECONOMIAS globais

O programa é o primeiro de uma série de quatro episódios do especial CNN 200+, sobre o Bicentenário da Independência do Brasil.

Daniel Adjuto mergulha no poderoso mercado interno, que fomenta a atividade de indústrias, empresas de produtos e serviços. Desde o movimento agroexportador que se iniciou com a Colônia, passando pela industrialização e seu impacto sobre o desenvolvimento das cidades e a urbanização do país, chega-se ao setor de serviços que constituem pauta importante do PIB atual. O episódio desvenda o desenvolvimento do país, entrelaçando as diversas atividades econômicas: do Porto de Santos à Fazenda Roncador, modelo para o agronegócio do século 21, chega-se à Embraer, uma das três maiores empresas de aviação do mundo.

Nomes como Pietro Marchesini Amorim, historiador e pesquisador; Leandro da Silva Alonso, historiador, doutor em Planejamento e Gestão do Território e Professor UniSantos; Alexandre Saes, professor doutor em História Econômica FEA/USP e FFLCH/USP; Nilce Botas, arquiteta, urbanista e professora doutora FAU/USP; e, Elizabeth Farina, Economista e Professora FEA/USP, entre outros, dão depoimentos sobre o tema.

A produção é assinada pela bigBonsai.

CNN ENTRE MUNDOS – 14/08, Domingo, 22h30

Dança: Arte em movimento

O programa foi todo feito em Nova York e é dedicado à dança, uma das expressões artísticas mais antigas no mundo.

Desde que o homem existe, ele interage, se comunica, se diverte, participa de rituais sagrados e presta homenagens de maneira corporal. Estudos mostram que na Idade da Pedra já se dançava. Esses registros estão presentes em cavernas, esculturas, templos, na tapeçaria e na arquitetura deixadas pelos nossos antepassados.

Os Estados Unidos são o berço do hip hop, do swing, do sapateado e de uma série de outros estilos de dança. Assim, instituições como The Juilliard School, Alvin Ailey, Tisch School for the Arts e a própria Broadway ajudaram a tornar o país uma referência para dançarinos no mundo todo. 

CNN SOFT BUSINESS – 14/08, domingo, 23h15

Desglobalização

Os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversam com especialistas para entenderem como a chamada desglobalização pode afetar o Brasil.

Trata-se de um movimento de desarticulação de alianças políticas e econômicas entre países, que coloca em xeque a ideia do “mundo sem fronteiras comerciais”. Esse fenômeno aumentou ainda mais após a combinação de pandemia, Guerra na Ucrânia e alta dos commodities. O que se vê agora é o protecionismo crescente de países que têm indústrias essenciais, o aumento generalizado de preços e a escassez de produtos por causa da transformação das cadeias de produção ao redor do mundo: de alimentos a semicondutores, de petróleo a telefones celulares. Não há consenso se o fenômeno é temporário ou se veio para ficar, mas é certo que o atual contexto geopolítico o favorece. Os embargos do Ocidente à Rússia devem acelerar a nacionalização de produtos essenciais para outros países, como o gás natural aos europeus e os fertilizantes para o Brasil, por exemplo. A desglobalização foi um dos assuntos mais discutidos durante o Fórum Econômico Mundial deste ano, em Davos.

O sócio da MBJ Consultores e ex-Secretário de Comércio Exterior, Welber Barral; a especialista sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Larissa Wachholz; e Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter, são alguns dos especialistas entrevistados no programa. Eles dão sua visão sobre o assunto e falam das consequências de todo esse processo para o Brasil.