Chile registra mais de 2 mil casos de covid-19 pelo 2º dia seguido

Santiago, 23 out (EFE).- O Chile registrou neste sábado, pelo segundo dia consecutivo, mais de 2 mil casos de covid-19, número que não ocorria desde meados de julho, ao mesmo tempo em que a taxa de positividade nos testes de PCR se aproximou dos 3% após três meses da pandemia sob controle.

O número de diagnósticos positivos nas últimas 24 horas foi de 2.056, elevando o número total de casos para mais de 1,68 milhão, enquanto a taxa de positividade a nível nacional foi de 2,95%.

O Ministério da Saúde informou que o número de novos infectados aumentou 35% nos últimos sete dias e 80% na comparação com 14 dias, respectivamente.

Há três semanas e coincidindo com o levantamento das restrições, a pandemia, que estava sob controle desde agosto, começou a se recuperar ligeiramente.

A piora ainda não se reflete no número de mortes, que foram 11 no último dia, mas no número de casos ativos – que podem infectar -, subiu para 9.570, um dos maiores números em três meses.

O Chile implantou uma das estratégias de vacinação de maior sucesso no mundo, atingindo 89,4% da população-alvo com a dosagem completa, principalmente com a vacina chinesa CoronaVac, mas também Pfizer/BioNTech, AstraZeneca e CanSino.

Paralelamente, mais de 4,4 milhões de doses de reforço foram administradas a idosos e outros grupos que completaram a vacinação mais cedo, e mais de 70% dos menores de idade entre 6 e 17 anos receberam sua primeira dose da vacina. EFE