China lança nave tripulada para construir nova estação espacial

A China lanç a nave Shenzhou – 12 (Nave Divina – 11) com três astronautas para construir sua nova base espacial Tiangong.

O grupo saiu do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na quinta-feira (16) e, após 6h 30 min de viagem, aterrissou no módulo central da base orbital Tianhe, onde permanecerá pelos próximos próximos três meses.

Ao todo, foram planejadas 11 missões para levantar a estrutura espacial até 2028, cinco serão realizadas este ano e seis no ano que vem.

:: Otan debate nova estratégia militar considerando China e Rússia como ameaça ::

Serão transportados laboratórios e naves espaciais de carga. Esta é uma sétima viagem tripulada ao espaço realizado pela China. A nova base Tiangong deve pesar cerca de 70.

A tripulação é chefiada por Nie Haisheng, de 56 anos, que participou das missões Shenzhou-6 e Shenzhou – 10, Liu Boming, 54 anos, quem fez a missão Shenzhou-7 e Tang Hongbo, de 45 anos, que pela primeira vez voa ao espaço.

Três astronautas durante os três meses chineses em órbita para avançar na construção da nova base espacial / CGTN

O trabalho dos astrounautas será provar em órbita o módulo Tianhe, lançado em abril deste ano, assim como seus braços robóticos e sistema de reciclagem.

:: Diplomacia, ciberataques e guerras mundiais: veja os acordos entre Putin e Biden ::

Também testar irão novos trajes de astronauta extra-veículosulares para montar uma câmera externa e um detonador, informou o diretor da Agência de Voos Espaciais Tripulados da China (CMSA-siglas em inglês), Ji Qiming.

Outro objetivo é acompanhar a saúde e os sinais vitais dos astronautas durante a expedição.