Asteróide que matou os dinossauros foi ótimo para bactérias

Por: New York Times | Publicado: 5 de fevereiro, 2020 5: 42: 17 PM Uma ilustração fornecida por Victor O. Leshyk / GEOLOGY / GSA, descreve uma teoria dos eventos precipitados pelo impacto de um asteróide na Terra alguns 66 milhões de anos atrás que extinguiram quase 75 por cento de todas as espécies. Novas descobertas publicadas na revista Geology revelam que as cianobactérias – algas verde-azuladas responsáveis ​​por explosões tóxicas nocivas – entraram na cratera apenas alguns anos após o impacto. (Victor O. Leshyk / GEOLOGY / GSA via The New York Times) Por Shannon Hall O asteróide se moveu 24 vezes mais rápido que uma bala de fuzil como atingiu a Terra há alguns milhões de anos. 30 Sua onda de choque supersônica derrubou árvores nas Américas do Norte e do Sul e sua onda de calor provocou incêndios florestais incompreensivelmente grandes. O evento lançou tantos detritos na atmosfera que a fotossíntese foi encerrada. Os dinossauros não-árabes desapareceram. E quase 75 por cento de todas as espécies foram extintas. No ponto do impacto, a imagem era ainda mais terrível. A rocha espacial deixou uma cratera estéril a quase 05 milhas de profundidade agora é o Golfo do México. Nem uma única coisa viva poderia ter sobrevivido. Mas, mesmo no ponto zero, a vida conseguiu retornar rapidamente. Novas descobertas publicadas na revista Geology na semana passada revelaram que as cianobactérias – algas verde-azuladas responsáveis ​​por explosões tóxicas nocivas – entraram na cratera alguns anos após o impacto. É um piscar de olhos, geologicamente falando, e ajuda a iluminar como a vida volta à Terra após eventos cataclísmicos, mesmo nos ambientes mais devastados. Em 2016, os cientistas perfuraram o coração da chamada cratera Chicxulub e escavaram uma 2, 750 – núcleo de sedimentos de um metro de comprimento, permitindo que cientistas de todo o mundo, como Bettina Schaefer, da Universidade Curtin, na Austrália, para analisar as rochas para sua própria pesquisa. Essas amostras responderam a várias perguntas sobre o impacto, mas Schaefer queria entender melhor como a vida se recuperava no marco zero. Embora os cientistas tivessem visto sinais de vida anterior, os números eram pequenos e não conseguiam capturar a imagem inteira. A questão é que nem todos os microrganismos deixam para trás fósseis. Em vez disso, os organismos de corpo mole podem ser identificados pelas tocas que fazem e pelas moléculas que depositam. As cianobactérias, por exemplo, produzem gorduras que podem ser preservadas em rochas sedimentares por centenas de milhões de anos. Então, quando a equipe de Schaefer viu essas gorduras preservadas no núcleo próximo ao momento do impacto, elas sabiam que as cianobactérias deveriam estar presentes. Fundamentalmente, as gorduras foram depositadas no topo de uma camada de plantas fossilizadas que foram lavadas na cratera pelo tsunami que se seguiu, mas abaixo de outra camada de irídio que foi depositada quando os detritos na atmosfera choveram novamente na Terra depois de alguns anos. Isso sugere que as bactérias começaram a povoar a cratera após o tsunami, mas antes que a atmosfera clareasse e a luz do sol tivesse retornado completamente. “Os que conseguiram se mudar imediatamente, os caçadores de ambulância, se você quiser, eram essas cianobactérias”, disse Sean P.S. Gulick, geofísico marinho da Universidade do Texas em Austin, cientista da expedição de perfuração e co-autor de Schaefer. Além disso, a equipe conseguiu detectar uma série de outros organismos que chegaram ao local mais tarde, o que ajudou a caracterizar melhor as águas tóxicas que se acumulavam na cratera. Alguns dos fósseis moleculares que descobriram, por exemplo, só podem se originar de organismos que vivem em águas desprovidas de oxigênio – uma chamada zona morta semelhante à que ocorre todos os verões no Golfo do México contemporâneo. Chris Lowery, paleoceanógrafo da Universidade do Texas em Austin e autor do estudo recente, suspeita que a cratera esteja apenas parcialmente morta, em parte porque a equipe também viu evidências de fósseis de plâncton que dependem de oxigênio . Talvez as águas sem oxigênio da cratera existissem apenas em determinadas camadas de sua coluna de água. Ou, como a zona morta no golfo moderno, talvez essas águas fossem apenas sazonais . Saber que a vida prosperou na cratera Chicxulub enquanto ainda estava fresca poderia ajudar os cientistas a entender melhor como os seres vivos se adaptam à catástrofe hoje em dia, disse Jason Sylvan, oceanógrafo da Texas A&M University que não participou do estudo. As mudanças climáticas elevaram as temperaturas, esgotaram o oxigênio e as águas acidificadas nos oceanos do mundo. Mas os cientistas não sabem ao certo como as comunidades microbianas – que ajudam a controlar a quantidade de oxigênio na atmosfera – responderão. Para melhor prever nosso futuro, eles continuarão a desenterrar fósseis do passado – particularmente aqueles de uma das maiores extinções da Terra. ? O Indian Express está agora no telegrama. Clique em aqui para participar do nosso canal (@indianexpress) e fique atualizado com as últimas notícias Para obter as notícias mais recentes sobre tecnologia , faça o download Indian Express App.