Superlua poderá ser observada nesta quarta-feira no Planetário do Rio

A superlua, fenômeno que acontece quando ela está mais próxima da Terra, vai aparecer no céu nesta quarta-feira (13/7).

A superlua, fenômeno que acontece quando ela está mais próxima da Terra, vai aparecer no céu nesta quarta-feira (13/7). Quando isso ocorre, a lua pode parecer maior e mais brilhante. Muitas vezes esta diferença de brilho ou tamanho não consegue ser percebida a olho nu. Para garantir que o fenômeno possa ser observado por estudantes e curiosos, o Planetário da Rio irá abrir suas portas, a partir das 18h, para observação do céu. Astrônomos irão acompanhar a sessão, que é gratuita, e tirar dúvidas sobre o fenômeno.

– A superlua acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o perigeu, que é o ponto na órbita em que a Lua está mais próxima da Terra. Tudo o que está mais próximo parece maior e mais brilhante. E isso é o que acontece com a Lua durante a superlua cheia – explicou Leandro Guedes, astrônomo do Planetário

Superlua poderá ser observada nesta quarta-feira, a partir das 18h, no Planetário do Rio
Superlua poderá ser observada nesta quarta-feira, a partir das 18h, no Planetário do Rio

Pela proximidade, durante uma superlua o satélite fica um pouco maior e um pouco mais brilhante do que durante uma Lua Cheia normal, mas essa diferença não pode ser percebida a olho nu. É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e de brilho.

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Serão distribuídas 100 senhas para entrada 30 minutos antes da abertura para a atividade. A observação do céu depende das condições meteorológicas e é cancelada caso o tempo esteja nublado ou chuvoso.

Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea / Entrada pelo Museu do Universo

Estacionamento gratuito no local