Nova espécie de árvore gigante da Mata Atlântica é descoberta

Com o tronco de cor clara, que se destaca na floresta, a espécie foi catalogada como Dipteryx hermetopascoaliana, em homenagem ao também “gigante” compositor e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal.

Uma nova espécie de árvore gigante, que pode alcançar até 30 metros de altura, foi descoberta na Mata Atlântica, no município de Branquinha, em Alagoas.

O gênero Dipteryx pertence à família das leguminosas, e é comum na Amazônia, com espécies como o cumaru (D. odorata), e, no Cerrado, como o baru (D. alata). No entanto, a Dipteryx hermetopascoaliana é a primeira espécie do gênero descrita na Mata Atlântica, o bioma mais devastado do Brasil, atualmente com cerca de apenas 10% de sua cobertura original. Dessa forma, a Dipteryx hermetopascoaliana já está altamente ameaçada pela destruição histórica de seu habitat. Os pesquisadores encontraram apenas um indivíduo adulto e dois jovens em um fragmento de floresta cercado de lavouras de cana-de-açúcar.

Pesquisadores Dipteryx hermetopascoaliana

A descoberta é parte dos resultados da tese de doutorado da pesquisadora Catarina Silva de Carvalho, egressa da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e tem como coautores Haroldo Cavalcante de Lima e Domingos Cardoso, do JBRJ, e Débora Zuanny, da Universidade Federal da Bahia, e Bernarda S. Gregório, da Universidade Estadual de Feira de Santana. A espécie foi descrita em artigo publicado, no último dia 9, na prestigiosa revista científica Botanical Journal of the Linnean Society.

Nesta sexta-feira (21), às 14h, os pesquisadores apresentarão a nova espécie durante palestra, aberta ao público em geral, na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, até o próximo domingo (23/10).

Pesquisadores Debora Zuanny - Catarina de Carvalho - Domingos Cardoso - Haroldo Lima
Pesquisadores Debora Zuanny – Catarina de Carvalho – Domingos Cardoso – Haroldo Lima

– Assim como Hermeto é símbolo de resistência da diversidade da cultura brasileira dentro do universo infinito do jazz, através de seu tempero nordestino e de natureza universal, sendo referência mundial, a árvore gigante Dipteryx hermetopascoaliana que catalogamos é símbolo de resistência da megadiversidade da Mata Atlântica – afirmam os autores.