Campanha global 'We Are One Ocean', da WSL, reduz emissões de carbono em 49%

Esse foi um dos vários resultados referentes ao impacto da campanha, que envolveu uma série de iniciativas comunitárias nas etapas do Championship Tour (CT) pelo mundo

World Surf League (WSL) e a WSL PURE, organização sem fins lucrativos da WSL, anunciam o impacto de sua campanha global We Are One Ocean (WAOO) sobre a temporada 2022 da competição Championship Tour (CT): redução em 49% das emissões de carbono se comparado a 2018; educação de mais de 35.000 jovens em todo o mundo sobre gestão cultural e ambiental; coleta de 100 toneladas de plástico apenas nos rios da Indonésia; e conservação de 347.291 hectares de terra, incluindo proteção de longo prazo para ondas icônicas e ecossistemas de surfe em Playa Hermosa, na Costa Rica, e em Grajagan Bay, Java, Indonésia.

Como parte da We Are One Ocean, a WSL PURE financia um programa anual de subsídios para apoiar organizações sem fins lucrativos, com foco em melhorar a saúde dos ecossistemas oceânicos globais, ao mesmo tempo em que apoia os meios de subsistência e as culturas das pessoas que dependem deles. 

As doações deste ano beneficiaram projetos que restauraram ecossistemas, reduziram a poluição por plásticos marinhos e desencadearam ações climáticas. Entre os favorecidos está a SOS Mata Atlântica, do Brasil, que agora terá o surfista brasileiro Filipe Toledo, campeão mundial de surfe da WSL (2022), como representante do Pacto Trinacional pela Mata Atlântica – criado com o objetivo de reflorestamento, a partir da união de três países: Argentina, Paraguai e Brasil. 

Essa é uma das primeiras bandeiras da Restauração Mundial do Programa Ambiental das Nações Unidas. “É uma honra poder ser o representante de uma causa tão nobre e tão importante para o nosso planeta. Espero que eu possa influenciar e ser espelho para muitas pessoas e nações a cuidarem da nossa natureza”, afirma Filipe.

Outro favorecido pela doação do WSL PURE obteve reconhecimento significativo por seu trabalho, a SeaForester, organização que desenvolve novas tecnologias para plantar e restaurar florestas de algas para melhorar a saúde marinha e capturar carbono, indicada como finalista no Prêmio Earthshot, concedido pelo Reino Unido. Entre os demais projetos beneficiados deste ano estão: Na Kama Kai (Havaí), Native Like Water (EUA), Surf Conservation Partnership (Indonêsia), Regeneration Surf Coalition (Portugal) e JBay Surf Alliance (África do Sul).
 

Sobre a We Are One Ocean (WAOO)

Lançada em 2021, a WAOO é uma campanha global liderada pela WSL para inspirar a comunidade de surfe a proteger e conservar nosso oceano. Seu foco é proteger e conservar os ecossistemas do surfe em todo o mundo, por meio da restauração costeira, ações climáticas e redução da poluição plástica.

Durante a temporada 2022 do Championship Tour, a WAOO fez parcerias com comunidades locais, povos indígenas, surfistas e uma coalizão de mais de 100 organizações para liderar iniciativas em cada local em que há etapas do CT. Um deles foi Saquarema (RJ), onde ocorre a Oi Rio Pro, que com a assessoria da Boomerang Soluções Ambientais na área de Gerenciamento de Resíduos, e uma série de medidas e ações, recolheu 1,2 tonelada de lixo reciclável, envolvendo centenas de crianças em ações ambientais, como no plantio de 100 mudas de vegetação nativa da região, recompondo o ecossistema de restinga da praia de Itaúna. Além das iniciativas ao redor do mundo, como o plantio de espécies costeiras nativas no Havaí, a remoção de plástico dos cursos d’água na Indonésia e a restauração de ecossistemas de corais no Taiti.

Desde 2018, a WSL se mantém comprometida a desenvolver uma série de compromissos de sustentabilidade que definiram o padrão para esportes profissionais globais, incluindo tornar-se neutro em carbono, eliminar plásticos de porção única em eventos e investir em comunidades locais. “Estamos muito orgulhosos do impacto que entregamos este ano em parceria com WSL PURE, a coalizão WAOO, nossos surfistas do WSL CT e nossos funcionários globais”, diz Emily Hofer, diretora de pessoal e propósito da WSL. “Nosso objetivo é iniciar um movimento positivo e inspirador para proteger nosso recurso mais precioso, nosso único oceano. Nosso trabalho mais importante ainda está no horizonte.”

“A conexão entre os surfistas e o oceano é profunda – um sentimento tão intenso, que palavras não podem fazer justiça. Como as mudanças climáticas e a destruição do habitat ameaçam tantos lugares, esse vínculo é uma das ferramentas mais poderosas em nosso arsenal de conservação. Estamos empolgados com nossa parceria com a World Surf League, trabalhando juntos para mobilizar a paixão dos surfistas para proteger ecossistemas marinhos insubstituíveis”, afirma M. Sanjayan, CEO da Conservation International, que co-fundou a Surf Conservation Partnership We Are One Ocean é apoiado pela Shiseido, como parte do PROJETO SHISEIDO BLUE, que promove a conservação dos oceanos por meio de iniciativas como limpeza de praias e plantio em dunas de areia para proteger as costas.