Descoberta

Caverna encontrada na Lua pode ser lar de humanos no futuro

Gruta teria aproximadamente 100 metros de profundidade

Foto: Reprodução / Internet

Uma descoberta inédita agita a comunidade científica: pesquisadores da Universidade de Trento, na Itália, identificaram uma caverna com cerca de cem metros de profundidade na Lua. Publicado recentemente na revista Nature Astronomy, o estudo revela que esta formação, originada bilhões de anos atrás pela lava lunar, poderia representar um futuro lar para humanos no satélite.

A caverna, localizada na região conhecida como “mar da tranquilidade”, não apenas confirma a existência de estruturas subterrâneas na Lua, mas também levanta a possibilidade intrigante de estabelecer bases humanas dentro dela.

LEIA TAMBÉM

Segundo os pesquisadores Lorenzo Bruzzone e Leonardo Carrer, responsáveis pela pesquisa, a descoberta é comparável às cavernas vulcânicas encontradas na Terra, como as de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

“A vida na Terra teve suas origens em cavernas, então não é surpreendente considerar que futuramente possamos habitar cavernas na Lua”, explicou Carrer em entrevista à BBC. A abertura da caverna, inicialmente confundida com um simples poço lunar, foi penetrada por uma sonda controlada pelos cientistas, permitindo uma primeira exploração do seu interior.

O estudo marca um avanço significativo na exploração lunar, abrindo caminho para novos métodos de pesquisa utilizando radares, robôs e câmeras para mapear detalhadamente a estrutura interna da caverna. Essa análise promete revelar insights valiosos sobre a história da Lua e do sistema solar, através da análise de rochas que podem estar preservadas em condições ideais no ambiente subterrâneo.