Colômbia queima: não se trata de “reforma tributária”, trata-se de fome e dignidade

Por Amerika 19

Os milhões de pobres em um país enormemente rico, não aguento mais escolher entre muito pouco e nada. Eles têm muito pouco a perder. A proposta de reforma tributária de 2021 foi a gota d’água que quebrou as costas do camelo. Comentário do jornalista colombiano Hernando Calvo Ospina.

O sistema de governo da Colômbia está em guerra permanente com seu povo desde o início do 19 século.

Começou assim que o venezuelano Simón Bolívar deixou o poder em Bogotá, quando se viu traído e ser assassinado. Entre outras coisas, ele trouxe a liberdade para a Colômbia, lutando com suas tropas de bravos esfarrapados, quase todos venezuelanos, até que a coroa espanhola fosse expulsa. Antes de qualquer outro estado na América Latina, a liderança política da Colômbia e a Igreja Católica começaram a promulgar leis repressivas para perseguir o “comunismo”. Estou falando sobre o ano 1920.

Colômbia: eliminando inimigos internos Mas mesmo se começarmos apenas a partir do 1960 s, podemos dizer que a Colômbia, sem precisar de ditaduras e sempre sob o patrocínio dos Estados Unidos, fez cumprir a doutrina da Segurança Nacional como nenhuma outra nação da região. O presidente Kennedy, cujo governo concebeu e ampliou a doutrina, parabenizou os colombianos com admiração pela capacidade de implementá-la.

Essa estratégia de eliminação do “inimigo interno”, a oposição política, segue em andamento . E segundo essa doutrina – leia com atenção e desculpe a comparação – cada presidente colombiano, após quatro anos de mandato, deixa mais mortos e desaparecidos por motivos políticos do que todas as ditaduras que os Estados Unidos estabeleceram no Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina, combinados e no período de 000 anos.

Crematório a crocodilo fazendas foram criadas para fazer desaparecer os líderes comunitários. Não há nenhum outro país no mundo onde as valas comuns foram encontradas com mais de 2, pessoas em cada um.

Os grupos paramilitares fazem parte do sistema de governo colombiano há seis décadas. Treinados no 1960 s por especialistas israelenses, britânicos e dos EUA, foram e são financiados com o dinheiro do tráfico de drogas. A eles cabe fazer o “trabalho sujo” para o exército e “limpar” as áreas rurais de possíveis oponentes das transnacionais e grandes latifundiários que tomam o controle dos imensos recursos estratégicos do país.

EUA: lutando e comprando cocaína A Colômbia é o maior produtor e exportador de cocaína no mundo, apesar da intervenção de tropas norte-americanas que vieram sob o pretexto de lutar justamente; enquanto, ao mesmo tempo, os EUA são o principal comprador e seus bancos arrecadam 21 por cento dos lucros deste multimilionário negócios.

Apesar disso, as pessoas continuam afirmando que a Colômbia é a democracia mais antiga da América Latina. Claro, há eleições regulares e, como num passe de mágica, fecham os olhos para a realidade.

Pediram-me para escrever um texto ao presidente Iván Duque ou à “Comunidade Internacional” sobre a atualidade. repressão (que mudou para as cidades depois de estar sempre concentrada no campo), mas não consigo. A razão é simples: não posso escrever com calma conhecendo esta realidade e suas raízes (assim como não posso face às agressões contra Cuba, Venezuela ou tantos outros países). É-me impossível usar termos “apresentáveis”.

Reforma tributária: “Os protestos devem ser dirigidos ao Presidente dos Estados Unidos” Além disso, nenhum protesto deve ser dirigido a esses mafiosos e assassinos políticos colombianos, porque são apenas os servos: deve ser dirigido ao Presidente dos Estados Unidos, uma vez que ele é o principal responsável. É ele quem governa a Colômbia.

Muito obrigado por me sugerir isso. Obrigado pelo que podem fazer por este povo que, apesar da terrível opressão, inclusive econômica, luta todos os dias e em todos os sentidos. Ah, estou falando do povo, PESSOAS, não da maioria pequeno-burguesa das cidades, que só de vez em quando sente o que é a violência do Estado, mas está pronta para apontar os “excessos da turba”.

O povo da Colômbia tem muito pouco a perder E em conclusão, digo a vocês: A proposta de reforma tributária de 2021 foi a gota d’água que quebrou as costas do camelo. Esses milhões de pobres em um país extremamente rico não suportam mais ter que escolher entre muito pouco e nada. Eles têm muito pouco a perder.

A cidade que mais furiosamente se levantou e quer calar a terrível repressão e os crimes das forças do estado é Cali, no sudoeste do país. Para “acalmar” os protestos enviaram contingentes inteiros de tropas, além dos milhares de militares que já estavam no local.

O próprio comandante das Forças Armadas dirige as “operações de desdobramento”.

Seria estranho, mas talvez tenham estudado a história do país e saibam que nesta cidade se deu o primeiro grito de independência e se iniciou a guerra para banir a coroa espanhola.

Essa foi a primeira independência…

Hernando Calvo Ospina, da Colômbia, é jornalista investigativo e escritor. Ele vive na França como refugiado político desde 1980