Diário Carioca Google News

A Comissão de Representação criada com o objetivo de acompanhar o retorno às aulas na cidade do Rio de Janeiro realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (8). Os parlamentares decidiram ouvir representantes de escolas particulares, CREs, sindicatos, pais e responsáveis para conhecer melhor as condições das escolas. Durante a reunião, os vereadores Waldir Brazão (AVANTE) e Vitor Hugo (MDB) foram escolhidos vice-presidentes da Comissão e o vereador Tarcísio Motta (PSOL) será o relator.

O presidente da Comissão, vereador Marcio Santos (PTB), afirma que pretende agendar uma reunião com o Secretário de Educação para conhecer o plano da pasta e, logo em seguida, ouvir representantes dos sindicatos e dos pais e alunos.

Para o relator da Comissão, vereador Tarcísio Motta, a suspensão das aulas foi adotada em todo o mundo como uma das principais medidas de contenção ao vírus. O parlamentar criticou a gestão anterior por não ter planejamento e divulgar datas para o retorno das atividades presenciais sem que as escolas tivessem condições sanitárias para receber os alunos, e também afirma que estabelecer políticas que diferenciem as escolas públicas das particulares pode agravar a desigualdade de ensino entre os alunos.

Já o vereador Waldir Brazão afirma que as escolas particulares estão falindo e a Prefeitura não terá condições de absorver a demanda de alunos que migrarão para o ensino público. O parlamentar cobra a fixação de uma data para o retorno das atividades presenciais.

O vereador Reimont (PT) destaca que 77% das escolas estão inadequadas para receber os alunos por falta de estrutura, como pia no banheiro ou alcool gel, segundo parecer do TCM.

Participaram da reunião os vereadores Átila A. Nunes (DEM), Welington Dias (PDT) e Dr. Jairinho (SOLIDARIEDADE).

A próxima reunião da Comissão está agendada para o dia 18, às 14h

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

Deixe uma resposta