Como Aumentar o Engajamento no Twitter: 10 dicas para bombar na rede social

Muito provavelmente você já chegou a utilizar o Twitter ou qualquer outro tipo de mídia social. Assim, deve ter percebido que aqueles que possuem mais seguidores são os que mais se destacam.

Muito provavelmente você já chegou a utilizar o Twitter ou qualquer outro tipo de mídia social. Assim, deve ter percebido que aqueles que possuem mais seguidores são os que mais se destacam.

Por este motivo, é certo que conquistar muitos seguidores pode ajudar a impulsionar muito a sua conta, mas porque essa visibilidade é tão importante? Como ser visto nessa rede social pode te ajudar?

Aqui você vai encontrar algumas das mais relevantes dicas para ter uma maior chance de obter muito destaque no Twitter, além do uso de ferramentas para alcançar um número inspirador de curtidas.

Twitter
Twitter

1 – Qual a real importância de ter tantos seguidores?

Quando o assunto é destaque, quanto maior o número de pessoas que vê seu conteúdo, mas ele repercute e mais seguidores você consegue.

Imagine que você é dono de uma loja que possui 5 fiéis clientes que sempre compram nela, com certeza, para aumentar o número de vendas, você vai querer aumentar o número de fidelizações, e para isso precisa que as pessoas conheçam sua marca e sua loja.

Nas redes sociais, o princípio é o mesmo, quanto mais pessoas te seguem, mais sua voz é escutada e maior o impacto que você vai causar.

Cabe fazer a ressalva também, que conforme apontam os estudos da Pew Research, as mídias sociais vêm sendo cada vez mais utilizadas pelos usuários da Internet. Essa situação, então, pode ser uma grande oportunidade para seu investimento no ramo do marketing digital.

Logo, pode-se entender que um maior número de seguidores aumentará as chances de proporcionar um maior alcance de seus produtos ou publicações, ampliando sua fama e gerando vários benefícios.

2 – Monte um bom planejamento

Quando o assunto é uma jornada, é sempre bom ter em mente qual seu objetivo, ou onde se quer chegar. Isso é muito importante de ser feito antes de sair criando diversos perfis e páginas ou publicando aleatoriamente.

Existem algumas opções a serem tomadas sobre o tema, você pode escolher, por exemplo, se tornar famoso através da publicação de conteúdos engraçados, educativos, ou até mesmo por seus maravilhosos produtos, as possibilidades são tão vastas quanto a imaginação.

Escolher um público-alvo, onde seu conteúdo circula e o quão diversificado ele será são ideias para que o planejamento seja adotado de maneira adequada para conseguir conquistar um maior número de seguidores.

3 – Compartilhe conteúdo valioso

Apesar de o Twitter ser uma rede social que zela por informações rápidas e precisas, os 280 caracteres podem e devem ser utilizados para compartilhar conteúdo valioso.

Porém, para aumentar seu número de seguidores, não é suficiente apenas compartilhar qualquer tipo de conteúdo ou novidade aleatoriamente, é preciso dar mais ênfase naqueles que mais se destacam e mais se encaixam em seu perfil.

Utilizar seu perfil como uma fonte de informações relevantes é uma ótima forma de conseguir novos seguidores.

4 – Tenha certeza de que o conteúdo pode ser facilmente compartilhado

Uma vez verificada a qualidade de seu conteúdo, outra dica muito confiável é no sentido de verificar se este é de fato compartilhável. Ele possui um título interessante, imagens atrativas e um assunto que é relevante para uma rede social como o Twitter?

Pense que apesar de o conteúdo ser incrivelmente completo e importante (como um artigo científico produzido por um PhD em Física Quântica) nem sempre ele será o ideal para as redes sociais.

As pessoas estão em busca de informações de fácil “digestão”, que são mais fáceis de ler ou prendem a atenção.

Em 2020, estudos demonstraram uma forte tendência ao crescimento de mídias digitais em formato de vídeo, de forma que mais de 80% dos usuários das redes sociais costumam permanecer mais em aplicativos que apresentam vídeos e 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas.

Portanto, há muitos motivos para que você explore essa possibilidade de divulgação, pois além da possibilidade de personalização dos vídeos, você ainda pode direcioná-los a seu público-alvo, de forma a atingi-lo ainda mais.

Twitter é uma ferramenta importante
Twitter é uma ferramenta importante

5 – Use constantemente as hashtags

A utilização de hashtags gera bastante visibilidade, pois possibilita que grande parte das pessoas interessadas no assunto tenham fácil acesso ao conteúdo, o que faz com que seu tuíte tenha mais engajamento.

Seja para encontrar possíveis pessoas interessadas no seu perfil e em assuntos semelhantes ao seu ou para pesquisar assuntos que estão virando tendências no Twitter, utilizar as hashtags é uma ótima ferramenta para encontrar novos seguidores.

Sem falar que o Twitter é o berço dessa ferramenta, o que significa fortemente que elas funcionam.

6 – Escreva uma bio profissional

Você criou seu perfil, atualizou as fotos de capa e perfil e começou a tuitar e compartilhar conteúdos incríveis! Até aí tudo bem, mas como está a descrição de sua conta?

Para que novos seguidores se sintam interessados em sua conta, é essencial que você inclua uma descrição precisa sobre o seu perfil.

Seja ele pessoal ou profissional, descreva corretamente quem você é ou o que faz e quais são seus objetivos no Twitter.

7 – Tenha uma relação positiva com outros influenciadores

O chamado “networking” é o termo mais correto nesse caso, em que se destaca a importância do relacionamento com influenciadores.

Tal importância se pauta no fato de que, ao se estabelecer um bom relacionamento com pessoas influentes, elas podem te auxiliar a crescer nas redes sociais.

Esse auxílio pode variar de acordo com a situação, no entanto todas partem do princípio da utilização do engajamento dos influenciadores, o que pode ser desde a ajuda na divulgação de seus posts, quanto por meio de patrocínios.

Encontrar influenciadores de sua área, segui-los e tentar criar um relacionamento com eles também é uma ótima forma de ser visto por outras pessoas, portanto, seja engajado com perfis de profissionais que são referência no seu mercado para conquistar novos seguidores.

8 – Varie seu conteúdo para outras plataformas também

Variar o alcance é um método extremamente útil de alcançar um público maior.

Isso significa que, para influenciar um número maior de pessoas, é preciso estar em várias redes sociais, e não se limitar somente a uma.

Essa dica paira sobre a possibilidade de você postar, de maneira contínua, tanto no Twitter quanto no Facebook, Youtube, Instagram e demais redes.

Um bom exemplo a ser tomado é manter sua conta no Twitter como a principal, onde você faria a maior parte das publicações e elaboraria outras postagens mais chamativas nas outras redes sociais, de forma a atrair os usuários dessas outras plataformas para seu perfil principal.

Não se esqueça, no entanto, de vincular e mencionar suas contas nas outras plataformas ao fazer tais publicações, de forma que fique fácil ao usuário acessar seu perfil caso fique curioso.

Veja que, desse modo, qualquer pessoa que se interessar pelas publicações em qualquer uma de suas páginas, vai começar a te seguir e, caso se interesse, também te siga em sua conta principal no Twitter, na qual você é mais ativo.

9 – Mantenha uma boa atividade em seu perfil

Publicar diversos conteúdos e em formatos diferenciados é uma das formas mais eficientes para garantir o bom engajamento de sua conta, de modo que ela sempre vai aparecer para aqueles que seguem com novidades ou atualizações sobre um projeto.

Como diz o ditado, “aquele que não é visto, não é lembrado”, e isso se aplica perfeitamente a essa dica, isso porque, caso seu perfil desapareça repentinamente, seus seguidores podem acabar se esquecendo de você.

Resumindo, suas postagens precisam condizer com o que o público de seu perfil deseja receber, de modo que as postagens despertem o interesse e a curiosidade daqueles que estão sendo expostos a ela.

Um ponto crucial dessa estratégia é elaborar uma reflexão sobre a importância do assunto abordado, de forma que o resultado seja a publicação de um material acessível ao seu público.

Para te ajudar, aqui vai uma ótima ideia a ser seguida: comente sobre algumas tendências no Twitter. Ao fazer isso, vários usuários garantem destaque e atraem pessoas interessadas pelo assunto, o que aumenta seu engajamento.

As Redes sociais tem sido excelentes ferramentas
As Redes sociais tem sido excelentes ferramentas

10 – Tome cuidado com excessos

De fato, ser bastante ativo no Twitter é muito importante para envolver os seguidores e desta forma conseguir aumentar ainda mais o número deles.

No entanto, tome cuidado para que essa atividade não seja excessiva, não precisa postar algo novo a cada cinco minutos.

O seguidor que ver que você lotou a página dele de publicações dificilmente lerá todas e cogitou seriamente em deixar de segui-lo.

O principal motivo disso é que é muito difícil se manter relevante e consistente quando você posta muito em pouco tempo. Como dissemos, atividade, mas com consistência e relevância, é tudo no Twitter.

11 – Dica extra: Interaja com seus seguidores

Dar relevância e incentivo a seus seguidores é algo muito valioso e que pode te ajudar muito a ganhar uma boa fama, pois essa interação passará a imagem de que você dá valor à opinião daqueles que te seguem.

Esse método consiste, conforme afirma o tópico, na utilização de sua influência e em reconhecer as possíveis homenagens de seus fãs ou seguidores, dando a eles a sensação de valorização da opinião de seu público, o que os incentiva no quesito fidelidade e aumenta seu engajamento.

Essa estratégia também é válida caso sua página seja focada na venda de produtos online. Um bom exemplo disso é, caso seja uma loja de vestuário, pode pedir aos compradores que compartilhem a imagem de como eles utilizam suas peças de roupa.

Depois disso, você pode compartilhar essas fotos nos seus perfis sociais com o link de perfil dos compradores para dar a outras pessoas uma ideia de como elas podem usar seus produtos. Isso certamente aumentará o interesse de outros potenciais compradores em sua marca.