Diário Carioca Google News

Durante o mês de maio, segue em cartaz no CCBB a exposição FILE – A Arte Eletrônica na Época Disruptiva. No cinema, duas mostras entram em exibição: Cidade em Chamas – O Cinema de Hong Kong e o 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo.

No teatro, seguem os espetáculos InsetosO Imortal e Dostoiévski-Trip. Acontece também a 16ª edição da Semana de Museus, o Festival Internacional de Harpas e muito mais!

Exposição

FILE – A ARTE ELETRÔNICA NA ÉPOCA DISRUPTIVA

Térreo e 1º andar – 13/04 a 04/06

Quarta a segunda

As novas tecnologias marcam as atuais dinâmicas de comportamento: com a possibilidade de compartilhar impressões de forma veloz, e em rede, as ideias se propagam e rapidamente rompem com padrões instaurados. A disruptividade é a inovação que vem através da quebra de dispositivos obsoletos, é o novo que surge de maneira abrupta. Pensando neste contexto, O FILE traz a mostra DISRUPTIVA, onde artistas nacionais e internacionais se reúnem em criações que compartilham o digital e o tecnológico. Como ocorre a criação artística em uma época disruptiva? Como as obras se comunicam com a sociedade contemporânea? A exposição pretende alavancar essas questões e instigar o público diante destas novas formas de ver, pensar e interagir com a arte e as mídias tecnológicas.

Curadoria: Paula Perissinotto e Ricardo Barreto

Classificação indicativa: livre

Exposição de Catálogos na Biblioteca

6º andar – até dezembro

Quarta a segunda

No espaço expositivo da Biblioteca, cerca de 40 catálogos de exposições que fizeram história no CCBB durante as últimas duas décadas, uma homenagem a importantes artistas e movimentos culturais que passaram pelo prédio, como Rembrandt, Aleijadinho, Anish Kapoor, Escher, Salvador Dalí, Picasso, Kandinsky, Mondrian, Warhol, Surrealismo, Impressionismo, entre outros.

Classificação indicativa: livre

Entrada Franca

Música

FESTIVAL INTERNACIONAL DE HARPAS (programação completa no anexo)

Teatro II – 01 a 31/05

Diversos horários

Consolidado na agenda cultural carioca, o festival apresenta ao público músicos nacionais e internacionais consagrados, promovendo uma turnê em torno do som de um dos mais antigos instrumentos musicais da humanidade. Consulte a programação em rioharpfestival.com

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva

Classificação indicativa: livre

FESTA MOO

Área externa – 25/05

Sexta – 23h

Dentro do espírito da exposição FILE, a festa MOO – “FILE com Fritos” convida, além de Maurício Lopes e dos DJs residentes Badenov e Diogo Reis, o produtor e DJ mexicano Mijo, inventor do termo Tecmex (Techno Mexico), que mistura o som das drum machines e sequenciadores quebrados.

Curadoria: Carolina Herszenhut

Classificação indicativa: 18 anos

Cinema

CIDADE EM CHAMAS: O CINEMA DE HONG KONG

Cinema I – de 02 a 28/05

Quarta a segunda

Durante um logo período entre a década de 50 do século passado e o fim dos anos 90, a colônia britânica de Hong Kong foi o principal centro de produção de cinema asiático. A mostra apresenta uma retrospectiva de uma das cinematografias mais importantes, inventivas e influentes da história da sétima arte. Ao longo de quatro semanas, mais de 20 títulos serão exibidos, incluindo filmes como Fervura Máxima (Hard Boiled – 1992), de John Woo (foto), um debate com o curador e distribuição de catálogos.

Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Filipe Furtado

Classificação indicativa de acordo com o filme

 

7º PANORAMA DO CINEMA SUÍÇO CONTEMPORÂNEO

Cinema I – de 30/05 a 18/06

Quarta a segunda

A edição de 2018 é dedicada aos deslocamentos humanos, às transitividades e às construções de identidades individuais e coletivas. O cinema contemporâneo, com um intenso trânsito de cineastas, atores, produtores e filmes sendo viabilizados através de coproduções, fica cada vez mais internacional e multi-identitário. Realizado em parceria com oConsulado Geral da Suíça em São Paulo e com o CineSesC, o projeto apresenta documentários e ficções recentes, convidando o público brasileiro a mergulhar na diversidade e linguagem do cinema suíço e traz ao Brasil convidado internacional para um debate com o público.

Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura

Curadoria: Célia Gambini

Classificação indicativa de acordo com o filme

Teatro

INSETOS

2º andar – até 06/05

Quarta a sexta – 19h

Sábados e domingos – 17h e 19h

O desequilíbrio da natureza faz analogia às questões sociais e políticas da atualidade por meio de 12 quadros, nos quais a realidade dos insetos traz paralelos com a vivida pelos humanos. A peça comemora 30 anos de trajetória da Cia. Dos Atores, com texto inédito e presença dos fundadores da companhia no elenco.

Direção: Rodrigo Portela. Dramaturgia: Jô Bilac. Elenco: Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro.

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

O IMORTAL

Teatro III – até 27/05

Quarta a domingo – 19h30

Uma mulher recebe de um antiquário os seis volumes da tradução inglesa da Ilíada, de Homero. Dentro do sexto volume, descobre um manuscrito escondido. É o relato autobiográfico de um soldado do Império Romano que partiu em busca da imortalidade. Baseado no conto homônimo de Jorge Luis Borges.

Direção: Irmãos Guimarães. Dramaturgia: Adriano Guimarães e Patrick Pessoa. Elenco: Gisele Fróes

Duração 65 minutos

Classificação: 14 anos

Dostoiévski-Trip
Dostoiévski-Trip – Foto: Clarissa Mongenroth

DOSTOIÉVSKI-TRIP

Teatro I – até 03/06

Quinta a sexta – 19h

Sábado e domingo – 17h e 19h

Um grupo de viciados em literatura aguarda a chegada de um comerciante que fornece mercadorias que provocam alucinações associadas a grandes autores da literatura mundial. Com autoria de Sorókin, um dos nomes mais radicais da literatura russa atual, a peça lança personagens e espectadores numa viagem tensa e intensa pelo universo de Dostoiévski, transcendido para as formas do mundo contemporâneo.

Direção: Cibele Forjaz. Texto: Vladimir Sorókin. Elenco: Aury Porto, Edgar Castro, Guilherme Calzavara, Luah Guimarãez, Lúcia Romano, Marcos Damigo, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino. 

Duração: 90 min

Classificação: 16 anos

Programa Educativo

1º andar

Quarta a segunda – 9h às 20h

O programa CCBB Educativo oferece visitas mediadas às exposições e muitas outras atividades em diversos horários. Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência podem ser realizados pelos telefones 21 3808.2070/2254 e email agendamentoccbb@gmail.com. Acompanhe a programação no site bb.com.br/cultura.

Destaque: 16ª Semana de Museus

14/05 – 17h às 21h – Laboratório de crítica

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir da exposição FILE, conduzido profissional com experiência e conhecimento nas áreas de comunicação e artes visuais. Nesta edição: Ivana Bentes.

17/05 – 18h às 20h – Transversalidades

Curso que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte. Para dialogar com as questões suscitadas pela exposição FILE, o tema dessa edição é “A Tecnologia na Escola”, guiado pela artista visual, pesquisadora e professora Simone Michelin. Com intérprete de Libras.

18/05 – Dia do Museu – 14h às 19h – Processos compartilhados

Curso que aborda a concepção, a montagem e as reflexões sobre uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Nessa edição, o tema é “Cultura Digital, Soluções para Museus, Aplicativos, Interatividade”, com Daniel Morena, Diretor de Tecnologia da empresa 32Bits.

Galeria de Valores

4º andar

Quarta a segunda – 09h às 21h

Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.

Entrada franca

Biblioteca e Videoteca

5º andar

Quarta a segunda – 09h às 21h

Considerado um dos mais importantes acervos disponíveis em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais no Brasil, a Biblioteca conta com cerca de 160 mil volumes. Sala de leitura e espaço para literatura infantil estão disponíveis para o público interessado em consultar o acervo no local. Empréstimos podem ser feitos mediante intercâmbio entre bibliotecas e convênios.

Entrada franca

Arquivo Histórico

6º andar

Segunda, quarta, quinta e sexta – 10h às 19h

Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória do CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral.

Serviços

Confeitaria Colombo – Casa de chá

2° andar

Quarta a segunda

Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

Restaurante e Cafeteria Verso

Térreo

Quarta a segunda

A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa

Térreo

Quarta a segunda

É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Newsletter

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *