Confira o que é fato ou fake na hora de economizar energia elétrica

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, Light esclarece dúvidas frequentes dos consumidores, que, por conta da pandemia, têm passado mais tempo dentro de suas casas

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, O jornal Diário Carioca entrou em contato com a Light para conseguir uma série de dicas e orientações para que o cliente não caia em nenhuma fake news e descubra o que é verdade ou mentira na hora de economizar energia elétrica. Ações simples podem fazer toda a diferença para o bolso do cliente e ajudam na preservação dos recursos naturais.

Fato ou Fake: controlar o tempo do banho ajuda na economia de energia.

Fato. Sabemos o quanto um banho morno pode ser relaxante, mas o ideal é que você controle esse tempo para evitar uma conta de energia mais salgada. Recomenda-se que um banho dure de 10 a 15 minutos. Além disso, se a resistência de seu chuveiro queimar, o recomendado é não a reutilizar. Além de ser perigoso, por ocasionar um curto-circuito, depois de queimada ela consome mais energia que o normal.

Fato ou Fake: deixar aparelhos em stand by aumenta o consumo.
Fato. O modo stand by (aparelho ligado na tomada) indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido. Porém, uma única televisão, por exemplo, pode gastar, em média, R$3,72* apenas em modo standy by por mês. 

Fato ou Fake: guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo da energia.

Fato. Colocar alimentos quentes dentro da geladeira pode aumentar o consumo de energia, sim. O consumo do aparelho está ligado ao tempo que o motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar um conteúdo da geladeira. Isso também depende do modelo do aparelho e do quão nova ou velha ela é: os modelos mais novos costumam ser bem econômicos.

Fato ou Fake: ferro de passar consome menos energia do que outros aparelhos similares.

Fake. O ferro de passar é um dos produtos que mais consome energia elétrica. Segundo especialistas, considerando o uso de um ferro de 1000w, sendo utilizando durante 9 horas por semana  dentro de um mês, o valor pode representar R$31,13** na conta de energia. 

Fato ou Fake: secar as roupas na parte traseira da geladeira aumenta o consumo

Fato. Essa prática sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo de energia. Quando colocamos algo úmido e frio nesse local atrapalhamos a dissipação do calor para o ambiente externo. Com isso, prejudicamos a eficiência da refrigeração. A geladeira passa a trabalhar mais para conseguir manter a parte interna resfriada e na temperatura ideal.

**Para os cálculos apresentados: foi utilizado o valor da tarifa Light para um consumidor residencial com consumo abaixo de 300 kWh/mês,  o que representa uma taxa de ICMS de 18%. Quando se passa de 300 kWh/mês a faixa de ICMS passa para 31%.

Confira também outras medidas simples para economizar:

·         Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

·         Assista à televisão junto com a família.

·         Desligue a TV, rádios e vídeo games quando ninguém estiver usando.

·         Não deixe as portas da geladeira ou freezer abertas e evite abri​-las várias vezes.

·         Tire e guarde alimentos de dentro da geladeira de uma só vez.

·         Não forre as prateleiras da geladeira, pois dificulta a circulação do ar.

·         Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

·         Lâmpadas fluorescentes e LED consomem até 75% a menos e duram mais.

·         Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

·         Use a chave seletora do chuveiro elétrico na posição ‘verão’·

·         Ao ensaboar-se no banho, desligue a torneira do chuveiro.

·         Junte grande quantidade de roupas e passe/lave de uma só vez.

·         Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado.

Outras dicas em: www.light.com.br.   

Simulador de Consumo de Energia

O Simulador de Consumo de Energia da Light foi desenvolvido para que o cliente entenda e conheça melhor o que de fato é consumido por ele dentro de sua casa. Nele, a pessoa pode selecionar cômodos e equipamentos com seus detalhes técnicos, além de informar o tempo de uso e a potência (watt) desses aparelhos. Desta forma, o Simulador estima o consumo total e traz informações relevantes para que o cliente possa mudar alguns hábitos dentro de casa. Para acessar o Simulador basta clicar no link abaixo:

https://www.museulight.com.br/DetalheSimulador