Conheça os melhores gravadores de tela para PCs fracos

Se sua máquina já não é rápida como quando a comprou, se ela trava ao rodar um jogo ou um gravador de tela, esse texto vai te dar uma grande ajuda para aproveitá-la ao máximoHoje em dia, um computador lento já não significa um problema enorme

Se sua máquina já não é rápida como quando a comprou, se ela trava ao rodar um jogo ou um gravador de tela, esse texto vai te dar uma grande ajuda para aproveitá-la ao máximo
Hoje em dia, um computador lento já não significa um problema enorme. Pensando em máquinas não tão rápidas e, claro, em rodar cada vez mais rápido em equipamentos novos,  programas, jogos e gravadores de tela para PC fraco vêm sendo criados e aperfeiçoados especialmente para rodar em PCs já não tão velozes.

Os gravadores de tela funcionam sem que a velocidade e a qualidade da imagem sejam afetadas. Para jogadores essas duas características são fundamentais e isso não é novidade.

Um PC pode ser fraco devido a muitos fatores: de sua configuração original ao excesso de aplicativos e arquivos armazenados, e é muito comum que sua máquina um dia deixe de ser de alta performance para se tornar um equipamento fraco.

PCs fracos

Um computador é formado por uma série de partes (processadores, placas de vídeo, sistema operacional, memória instalada, drivers) e as características delas definem se sua máquina está apta a rodar jogos e a gravar telas de suas partidas e jogadas mais importantes com qualidade ou não.

Uma máquina com alguns anos certamente já tem uma configuração menos potente e uma quantidade de arquivos que a fazem mais lenta na hora de jogar e fazer gravações.

Se sua máquina está devagar, com alguns truques podem ajudar, liberando espaço na memória e dando uma força na performance dela:

  • Dele tudo o que não precisa mais da área de trabalho
  • Desinstale programas que não usa
  • Procure e elimine vírus e ‘malwares’
  • Delete arquivos temporários e de registro
  • Bloqueie a execução de programas automaticamente
  • Desfragmente o disco rígido
  • Execute a Solução de Problemas
  • Atualize drivers de hardware e o sistema operacional com frequência

Gravando telas em PCs fracos

Como uma das atividades mais afetadas pela lentidão do computador é a gravação de tela, neste artigo apresentaremos as melhores opções de gravadores de tela para PCs fracos. 

Fora suas funções básicas e as mais destacadas entre elas, também mostraremos os prós e os contras de cada uma.

Este tipo de aplicativos são indicados para PCs fracos porque são leves e alguns funcionam em streaming, ou seja que você nem precisa baixá-los! Reunimos uma lista com os 5 melhores programas para gravar jogos, vídeos, conferências e o que mais quiser da tela do PC, confira!

Movavi Screen Recorder

O gravador de tela para PC da Movavi, o Movavi Screen Recorder, que faz parte do Movavi Video Suite 2021 para Windows (em português), é um perfeito gravador de telas para PC. Ele é muito leve e permite capturar imagens com um clique. 

Estão incluídas, ainda, como ferramentas de edição das imagens, cortar, aumentar e diminuir e, de acordo com o site oficial da empresa, o programa é tão fácil e intuitivo que você não vai precisar perder tempo para aprender a usá-lo.

O Movavi Screen Recorder é ideal, também, para capturar webinários e chamadas on-line, para gravar instruções e tutoriais em vídeo, além de possibilitar, com o uso de suas ferramentas simples de edição, a filmar a tela do PC com áudio com perfeição.

Você pode escolher a data e a hora para o início da gravação e também que defina o limite de tempo dessa gravação. O gravador de tela para Windows da Movavi permite gravar e editar em HD com som, salvar os resultados e compartilhá-los com facilidade. 

Para a criação de videoblogs, o gravador de vídeo online da Movavi tem funções bastante úteis como a criação de aberturas, o uso de Chroma Key, a adição de transições e de efeitos especiais, além da gravação de sua tela e muito mais. Compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac.

Prós:

  • Interface de usuário simples, intuitiva, fácil de usar, mesmo para novatos 
  • É o melhor em qualidade de captura de vídeo
  • Capacidade de capturar do celular
  • Está traduzida em 13 idiomas

CONTRAS

  • O período de teste gratuito é de apenas 7 dias
  • As opções da webcam são limitadas

Bandicam

Um dos melhores e mais leves softwares de gravação de tela de jogos, vídeos e telas, o Bandicam por ser leve, é ideal para PCs fracos.

Você pode gravar e salvar arquivos AVI ou MP4 em alta qualidade e o tamanho do arquivo gravado é muito menor do que os criados com outros softwares (1/20). O Bandicam minimiza o uso da CPU, e isso é ótimo para realizar gravações em um PC fraco.

Se a ideia é evitar travamentos no computador e economizar espaço no disco rígido, ele é ideal. A duração dos clipes é ilimitada (desde que haja espaço livre disponível – mais de 24 horas de gravação).

Se você deseja gravar jogos, ele é uma ótima opção, pois é compatível com dispositivos com conexão HDMI como smart TVs, videogames, notebooks, smartphones, entre outros.

Este software também é indicado para pessoas que desejam gravar uma determinada área na tela de um PC, webcam ou mesmo capturar um jogo que use as tecnologias gráficas DirectX/OpenGL/Vulkan. Disponível apenas para Windows.

Prós 

  • Grava com até 3840×2160 com os modos de gravação de jogo, gravação de dispositivo e gravação de tela
  • Detecta e grava seu dispositivo de som primário e webcam com alta qualidade e de forma inteligente
  • Captura streamings de vídeo, áudio, webcam, tela de PC, jogabilidade DirectX e openGL no formato AVI ou MP4
  • Otimiza o desempenho da gravação de tela com um codificador H.264/HEVC acelerado por hardware
  • Grava em tela cheia ou em tamanho personalizado

Contras:

  • A versão de teste gratuita funciona melhor que a completa 
  • Só funciona no Windows
  • A interface de usuário do Bandicam Screen Recorder pode ser um pouco confusa para novos usuários

Icecream Screen Recorder

Com sua interface intuitiva e fácil de usar, o Icecream Screen Recorder é um grande gravador de tela feito para pessoas que preferem a simplicidade antes de qualquer outra coisa. 

Ele permite realizar gravações de imagens de maneira fácil e sem complicações, e em vários formatos. O aplicativo conta com funcionalidades bem interessantes para uma ferramenta gratuita, como é o caso das teclas de atalho, que facilitam muito o trabalho. 

Também é possível adicionar textos, formas e setas às imagens gravadas, e converter formatos de vídeos. O Icecream também permite inserir animação do clique do mouse durante a gravação, fazer cópias para área de transferência, além da gravação de gameplays, webinários e usar logomarcas. 

O compartilhamento das gravações em plataformas como YouTube, Dropbox e Google Drive é bastante fácil. Este gravador de tela está disponível para Windows, Mac e Android.

Prós:

  • Permite aumentar o zoom durante a gravação
  • Permite gravar vídeo de webcam
  • Interface intuitiva 

Contras:

  • A versão gratuita suporta apenas um formato de vídeo e o limita a dez minutos

OBS

Muito recomendado por YouTubers e profissionais da indústria devido à sua infinidade de possibilidades, o OBS – Open Broadcaster Software – é um programa gratuito de streaming e gravação de código aberto mantido pelo OBS Project.

Ele conta com funcionalidades como a possibilidade de, depois de terminar uma gravação, combinar vídeo com imagens, texto e outras gravações e dividi-los em “cenas”. 

O OBS é indicado também para a gravação de vídeo aulas, onde podem ser inseridos slides, imagens, legendas e textos e é compatível com serviços de streaming como Facebook Gaming, Twitch, YouTube, entre outros e com o Windows 7 e posterior, OS X 10.10 ou posterior, e Ubuntu 14.04 e posterior.

Prós:

  • Disponível para sistemas Windows, Mac e Linux
  • Edição de áudio em nível profissional
  • Recurso de transmissão ao vivo
  • É grátis

Contras:

  • Interface pouco clara para iniciantes
  • Apesar de ter recursos extras escondidos, apenas usuários avançados conseguirão ter acesso a eles

Ezvid

Ele é usado por milhões de criadores para criar alguns dos vídeos mais divertidos e informativos que assistimos no YouTube, Facebook e outros sites de conteúdo gerado por usuários. O Ezvid é um gravador de tela completo e editor de vídeo que captura tudo o que estiver na tela do seu computador. 

O gravador de tela Ezvid para Windows vem com recursos e efeitos de ponta, incluindo desenho de tela, facecam, síntese de voz, gravação de voz e controle de velocidade. 

Você pode editar seu vídeo e salvá-lo ou carregá-lo diretamente em plataformas como o YouTube. Roda nos Windows XP3, 7, 8, e 10.

Prós:

  • O software conta com um editor integrado e isso sem nenhum custo extra
  • Bastante intuitivo com uma interface de usuário simples e fácil de usar
  • Função de narração. É só digitar e ele converte em voz o que precisa ser narrado. A função é perfeita se você não puder/quiser capturar sua própria voz
  • Captura qualquer coisa na tela de gravação

Contras:

  • Não é possível ocultar o widget de gravação
  • A gravação com este software é limitada a 45 minutos
  • Todas as gravações deverão ser subidas diretamente para o YouTube, o software não permite que sejam feitos downloads.
  • Faltam alguns recursos de edição importantes, como efeitos de transição, zoom ou panorâmica na filmagem gravada

CamStudio

O CamStudio é uma das melhores capturas de vídeo gratuitas para gravar objetos de tela e criá-los em formato AVI. Este software de gravação de vídeo, que também é indicado como gravador de tela para PC fraco, foi desenvolvido pela Rendersoft. 

Ele conta com vários recursos poderosos como a gravação de tela de alta definição, compactação de vídeo e mais. Para economizar espaço na máquina, uma de suas ferramentas permite transformar o arquivo gerado (AVI) em um arquivo de vídeo no formato flash (SWF).

Com uma interface simples e compacta, o CamStudio é fácil de usar e pode ajudar você a gravar e criar vídeos como um profissional. Atualmente está disponível apenas para o sistema operacional Windows.

Prós:

  • Grátis 
  • Grava em formatos leves (AVI e SWF)
  • Muito fácil de usar. Qualquer leigo pode facilmente usar este gravador sem nenhum problema

Contras:

  • Ainda não há versão em português
  • Alguns recursos não são acessíveis

Opções existem, experimente e descubra a sua

Então, se seu caso é esse, se o seu PC está fraco com uma configuração que não permite o desenvolvimento de programas de gravação de tela mais robustos, as alternativas que apresentamos acima podem ser a saída! 

É interessante experimentá-las, pois cada uma delas tem funcionalidades específicas que se adptarão de acordo com a situação de cada um. Com certeza uma delas será a solução para você!