Conseguindo uma injeção de Covid-19 nas Filipinas

FOTO / RELATÓRIO

Fotos de Boldy Tapales / Texto de Karina Santillan

Vacinação do governo com CoVid O programa nas Filipinas começou a ser lançado em 1º de março passado. Os primeiros na programação foram os front liners e os idosos, como eu. Eu recebi minha primeira dose da vacina Co-vid em meados de maio (um pouco depois do meu outros amigos que moravam em outras localidades, pois parecia que havia atrasos na obtenção e distribuição das vacinas tão necessárias.) No entanto, foi a primeira vez que consegui uma vacina gratuita do governo e, inesperadamente, foi uma experiência muito boa.

Após se cadastrar online e receber os documentos, você aguarda um e-mail ou mensagem de texto informando sua programação e para onde ir. Escolas, prefeituras, até estacionamentos de centros comerciais foram convertidos em postos de vacinação.

Eu não esperava, mas todo o processo foi ordenado, organizado e … sem dor. Eles até deram uma escolha de vacina. Escolhi o Sinovac de fabricação chinesa em vez da marca norte-americana Astro Zeneca (depois de ler algumas boas avaliações de seus testes clínicos em comparação com outros). O local era espaçoso, então mesmo que houvesse um bom número de pessoas, o distanciamento social ainda poderia ser seguido. Os monitores e guias foram bastante eficientes, orientando as pessoas no processo de inscrição, avaliação médica até a vacinação e, após um período de espera apenas para ter certeza de que não havia efeitos colaterais, até a alta. Em cerca de uma hora, a ação está concluída. Você sai com um livreto de vacinação e sua segunda dose já agendada.

Até o momento, mais de seis milhões de filipinos em todo o país receberam seu (Covid – 19)

Até 7 de junho, o governo já administrava um total de 6, 096, 096, jabs para grupos prioritários A1 (profissionais de saúde), A2 (idosos), A3 (pessoas com comorbidades) e A4 (linhas de frente econômicas). 1, 604, 260, indivíduos foram totalmente vacinados ou receberam ambas as doses.

Espera-se que o programa de vacinação ganhe impulso com a chegada de mais remessas nas próximas semanas. Com este desenvolvimento, as Filipinas também começarão a vacinar pessoas que trabalham fora de suas casas, como funcionários de transporte público.

8 de junho, 2021, o fotógrafo da Pressenza acompanhou seus filhos para tirar suas fotos no colégio La Salle, no centro de vacinação da cidade de Ayala Alabang Muntinlupa, e tirou algumas fotos:

Nota de rodapé: Nas Filipinas, a partir de 3 de janeiro 2020 a 4: 22 pm CEST, 9 de junho 2021, houve 1, 260, 773 casos confirmados de COVID – com 22, 064 mortes, reportadas à OMS. https: // covid 19. who.int/region/wpro/country/ph

Sobre o fotógrafo e escritor:

Boldy Tapales , fotógrafo e diretor filipino veterano. Suas fotos já estiveram em muitas revistas e livros, e ele fez comerciais que ganharam prêmios.

Karina Santillan é um editor voluntário para a Ásia, Pressenza.