Conseguirá o Flamengo protagonizar outra reviravolta?

Poucas são as diretorias que, a meio da temporada seguinte à conquista de um Campeonato, decidem demitir seu técnico. Porém, foi precisamente isso que acontece com Rogério Ceni que, mesmo após ter protagonizado uma reviravolta histórica para conquistar o bicampeonato para o Flamengo, não mereceu mais a confiança da diretoria com esse início de temporada 2021. O que terá corrido menos bem?


Poucas são as diretorias que, a meio da temporada seguinte à conquista de um Campeonato, decidem demitir seu técnico. Porém, foi precisamente isso que acontece com Rogério Ceni que, mesmo após ter protagonizado uma reviravolta histórica para conquistar o bicampeonato para o Flamengo, não mereceu mais a confiança da diretoria com esse início de temporada 2021. O que terá corrido menos bem?

Mesmo sendo um técnico que nunca conseguiu convencer seus torcedores, a verdade é que os sites de apostas de referência, como é o caso do Esportebet Brasil, garantiam que o time do Flamengo teria que ser considerado o favorito na conquista de mais um Brasileirão. No entanto, após um primeiro terço de Série A desapontante, a verdade é que as probabilidades de conquista estão agora completamente contra o bicampeão nacional. Mas será que ainda há espaço para mais uma reviravolta?

Poucos são aqueles que deverão esquecer o jeito com que o Flamengo conseguiu ganhar de virada o Brasileirão 2020, tendo apenas carimbado essa vitória na última rodada. Porém, nessa mesma temporada histórica – onde o time conquistou 4 competições diferentes -, aconteceu algo que nessa temporada já se está passando: o time precisou de vários técnicos. 

Será que a diretoria tomou a melhor decisão?

O momento de decidir demitir um técnico, especialmente alguém que conseguiu ser campeão com o time na temporada passada, nunca deverá ter uma decisão muito simples. No entanto, a diretoria do Flamengo já experimentou essas mudanças de técnicos na temporada passada, sendo que tal foi algo que acabou resultando em termos de conquistas. Porém, será que Rogério Ceni era o principal problema?

Em um mercado de transferência muito mais calmo e com uma postura de vendedor mais acentuada, a verdade é que Rogério Ceni, que perdeu alguns de seus principais craques – Gerson foi vendido e Gabigol estava na Copa América – nunca conseguiu colocar o time jogando de forma dominadora. Por isso mesmo é que o time, de forma surpreendente, apresentou mais derrotas do que vitórias em seus primeiros jogos. No entanto, como se sabe, até ao final, no Brasileirão nada está decidido.

Contudo, é importante realçar que Rogério Ceni, devido à sua falta de experiência e por ser ainda muito mais reconhecido por ter sido um excelente goleiro, mais do que ser um bom técnico, sempre foi “assombrado” pelos próprios torcedores, que raramente davam o benefício da dúvida a Ceni. Ora, mesmo com a conquista do Campeonato, a verdade é que, a cada resultado ruim, as críticas se acentuavam, tendo, muito provavelmente, sido esse um dos motivos para essa rescisão surpreendente também ter avançado. 

Conseguirá o Flamengo somar uma 3ª temporada histórica?

Sem Rogério Ceni, o objetivo do Flamengo será, com certeza, conseguir somar uma terceira temporada verdadeiramente história. Ora, se em 2019, sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo conseguiu ganhar o Brasileirão e a Libertadores no mesmo ano, a verdade é que o ano de 2020 (de Rogério Ceni) também não ficou nada atrás. Com 4 conquistas, esse foi o número mais elevado de troféus que o histórico time do Flamengo alguma vez conseguiu levantar em uma única só temporada. 

De fato, o sucesso e domínio do futebol brasileiro têm sido tão acentuado nessas duas últimas temporada que, nem os próprios especialistas ou torcedores sabem muito bem o que falta ainda ganhar. Porém, é importante não esquecer que a Copa do Brasil foi uma das poucas competições que escapou ao Fla nessas últimas duas temporadas. 

Para além disso, é crucial não esquecer que falta a conquista do tão aguardado título de melhor time mundial, que é coroado na competição do Mundial de Clubes da FIFA. Tendo o Fla apenas perdido na final contra o Liverpool na prorrogação em 2019, o sonho de seus torcedores, na conquista de mais um mundial, está ainda muito presente.