Comitê Consultivo apoia reforço de vacinas moderna para vários grupos nos EUA

Um painel de especialistas da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA apoiou por unanimidade a recomendação de uma dose de reforço da vacina moderna em idosos e pessoas em risco na quinta-feira.

Washington, 14 out (EFE) .- Um painel de especialistas da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA apoiou por unanimidade nesta quinta-feira uma dose de reforço da vacina Moderna em pessoas mais velhas e em população em risco.

Esta é a mesma recomendação que este painel fez na época para a vacina Pfizer, cuja terceira dose já foi autorizada pela FDA no final de setembro e já está sendo administrada nesses grupos.

O mesmo comitê debaterá a recomendação de sexta-feira para uma dose de reforço para a vacina da Johnson & Johnson.

O apoio à dose de reforço da Moderna tem sido unânime para aqueles com mais de 65 anos, adultos em risco de sofrer a doença gravemente devido à sua condição médica e trabalhadores que, devido à sua ocupação, estão mais expostos ao contágio.

Cerca de 7 milhões de americanos receberam a terceira dose de COVID-19, incluindo 3 milhões de pessoas na última semana, de acordo com dados divulgados quarta-feira pela equipe de resposta pandêmica da Casa Branca.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou esta manhã sua confiança de que a FDA e os Centros de Controle de Doenças (CDC) acabarão aprovando as doses de reforço da Moderna e J & J, como fizeram com a da Pfizer, para esses grupos e calcularam que tal aprovação pode chegar nas próximas duas semanas.

De qualquer forma, ele admitiu que ainda há 66 milhões de americanos não vacinados, um número ainda "inaceitável".