Coronavírus na África do Sul: movimentos sociais denunciam falta de cuidado com os pobres

Na semana passada, movimentos sociais representando trabalhadores e moradores de favelas na África do Sul denunciaram que o governo do presidente Cyril Ramaphosa não havia proposto medidas suficientes para proteger a classe trabalhadora e os pobres durante a pandemia de coronavírus que afeta o país. país.

No início da semana passada, ao anunciar uma quarentena de dia nacional 21 , que começou na quinta-feira (26), Ramaphosa afirmou que a medida seria decisiva para salvar milhares de vidas. Dados publicados pelo ministro da Saúde, Zweli Mkhize, na quarta-feira (19), mostram que o país tem mais casos no mundo. Continente africano, com 709 infectados sul-africanos e nenhuma morte relatada.

Organizações como o Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (Numsa) estavam entre os que apresentaram a queixa contra o governo. Os sindicalistas destacaram a abordagem sem brilho, usando sua própria indústria como exemplo. Para eles, os metalúrgicos estão atingindo diretamente o fechamento de fábricas locais pertencentes a empresas como a BMW e outras empresas de transporte, aviação e infraestrutura que fecharam suas portas devido à pandemia.

De acordo com o sindicato, a BMW está demitindo trabalhadores para as próximas semanas, mas com licença remunerada apenas até a 10 dia . Após esse período, a fábrica deseja que os trabalhadores usem seus próprios recursos, mais tarde tendo que compensar as horas perdidas com horas extras.

Phakamile Hlubi-Majola, porta-voz do Numsa – o maior sindicato da África do Sul – representando mais de 58 000, apresenta outras demandas que a entidade vem buscando do governo, para que, de fato, possa haver proteção aos trabalhadores contra os impactos sociais causados ​​pelo vírus.

Um fundo de renda básica deve estar disponível para os pobres, bem como a garantia de férias remuneradas para todos os trabalhadores que estão em quarentena, com horas reduzidas ou que foram demitidos devido ao fechamento de fábricas . Todas as rendas, hipotecas e quaisquer dívidas imobiliárias devem ser suspensas até que a epidemia seja superada ”, defende Phakamile

Além disso, a Numsa é a favor da nacionalização de todos os hospitais privados, para que possam ser abertos a todos, além da necessidade de que os testes de coronavírus sejam realizados gratuitamente. Taxas de imposto de 0% e políticas para estimular a economia, como os Estados Unidos fizeram, também são exigências da organização.

Entre as medidas adotadas pelo governo Ramaphosa, que vão além da quarentena, está o alívio do ônus da dívida das pequenas e médias empresas, reduzindo a perda de produtividade e consequentemente os lucros para o setor. No entanto, não houve menção de algo voltado para dívidas individuais, para a pessoa ou famílias comuns, outra resposta solicitada pela Numsa.

O governo sul-africano também impôs restrições de viagem, escolas fechadas e reuniões proibidas de mais de 100 pessoas.

Nesse cenário, com um número crescente de pessoas infectadas e uma quarentena recém-iniciada, os metalúrgicos defendem que o governo deve garantir o acesso a alimentos para toda a população.

Os alimentos devem ser uma garantia para todos aqueles que estão isolados ou em quarentena, e deve ser obrigatório para todas as empresas seguirem os padrões de higiene estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqueles que são forçados a continuar trabalhando devem receber máscaras faciais, luvas e outros equipamentos de proteção. Somos a favor de severas penalidades para quem desrespeitar as regras ”, afirmou Phakamile.

Assim como no Brasil, são os trabalhadores informais e de baixa renda, como garçons, caixas e trabalhadores do setor de serviços, que em geral continuam trabalhando independentemente da recomendação da OMS para isolamento.

Favelas

As críticas ao governo vão além dos metalúrgicos. A base de AbahlaliJondolo (AbM), um movimento social que representa moradores de favelas na África do Sul, que defende questões habitacionais e constrói barracos para a população, ressalta que medidas preventivas tomadas pelo presidente, como pedir às pessoas que lavem as mãos constantemente, não levar em conta o fato de que milhões de pessoas que vivem em favelas não têm acesso à água ou higiene básica.

Os “assentamentos urbanos”, construídos pelos membros de Abahlali, geralmente consistem em 100 barracos integrados, lado a lado, com famílias inteiras amontoadas no espaço de um único quarto. As habitações improvisadas geralmente têm apenas uma torneira como fonte de água, colocada ali pelos moradores, sem assistência do governo.

O movimento de moradores reclama que, embora no meio do estado de emergência nacional, a liberação de grandes quantidades de esgoto ainda esteja ocorrendo.

Em resposta às ações do governo contra os sem-teto, as entidades coletivas e outras 26 lutando por a justiça social enviou uma declaração conjunta contra a liberação desses resíduos e solicitou que isso fosse interrompido até o Covid – 19 o surto está sob controle no país.

Você não pode colocar em prática o distanciamento social se você e seus pertences estiverem ao lado da estrada ou ao ar livre e expostos, sem proteção ”, diz o documento, endereçado ao Conselho Nacional de Comando (NCC), uma instituição criada e presidida pelo presidente, para coordenar as medidas tomadas durante uma emergência de saúde pública.

É muito óbvio que o sistema capitalista está falhando em transformar a vida da maioria. É importante implementar essas medidas de emergência para garantir que venceremos o impacto devastador do vírus. É hora de colocar o bem-estar das pessoas à frente de lucros ilimitados “, argumenta o comunicado.

Phakamile Hlubi-Majola, de Numsa, vê a situação no país é preocupante e critica duramente o modelo socioeconômico atual.

Continente

Na semana passada, o chefe da OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou que, mesmo com um número menor de casos em comparação com outros continentes, a África deve estar preparada para enfrentar o pior durante a pandemia.

Independentemente desses números menores na África, países como República Democrática do Congo, Egito, Nigéria, Zimbábue, entre outros, tiveram casos fatais de Covid – 19. De acordo com dados recentemente publicados pelo Centro Africano de Controle de Doenças, houve 25 mortes no continente desde o início da pandemia .

Editado por: Camila Maciel