Coronavírus: Prefeitura do Rio inicia nova distribuição de máscaras e álcool em gel para a Guarda Municipal

Ao todo, foram adquiridas 15 mil máscaras e oito mil frascos de álcool em gel. É a terceira aquisição feita para proteger o efetivo. Foto: Divulgação / Guarda MunicipalAo todo, foram adquiridas 15 mil máscaras e oito mil frascos de álcool em gel. É a terceira aquisição feita para proteger o efetivo. Foto: Divulgação / Guarda Municipal

Dentro das medidas adotadas para proteger os servidores contra o novo coronavírus, a Prefeitura do Rio de Janeiro inicia a distribuição, nesta terça-feira (07), de mais 15 mil máscaras e 8 mil frascos de álcool em gel de 100ml para agentes da Guarda Municipal. Esta é terceira aquisição de material de proteção individual para prevenção à Covid-19 para uso dos guardas durante as ações de patrulhamento na cidade.




As duas primeiras compras foram feitas em março, com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Ordem Pública adquirindo 11 mil pares de luvas (nos tamanhos P, M e G), 5.360 máscaras, 407 litros de álcool em gel, além de 60 litros de sabonete líquido, 110 fardos de papel toalha, 12 caixas de água sanitária e 25 caixas de alvejante para a limpeza da sede, bases operacionais e higienização das viaturas.




– As solicitações de compra foram iniciadas na primeira semana de março. Enfrentamos dificuldades com fornecedores, que cobraram preço alto ou não tinham os produtos disponíveis para entrega imediata devido à alta demanda por este tipo de produto. Mas conseguimos manter a entrega necessária para proteger nossos agentes nas ruas – destaca o inspetor Marcelo Esteves, chefe de gabinete da Seop e da Inspetoria Geral da Guarda Municipal do Rio.




Contêineres sanitários para os guardas municipais




Em outra frente, a Guarda Municipal iniciou a instalação de seis contêineres sanitários para proporcionar melhores condições de higiene aos guardas municipais de três unidades operacionais neste período de pandemia. Com seis metros de comprimento e 2,44 de largura, as instalações são equipadas com chuveiros, pias, vasos sanitários e mictórios, sendo dois (masculino e feminino) para cada base.




A Unidade de Ordem Pública (UOP) do Leblon e Ipanema, na Zona Sul, foi a primeira a receber a instalação, na sexta-feira (03). Na UOP Tijuca, na Zona Norte, o equipamento está sendo instalado nesta segunda-feira (06). E a próxima unidade prioritária será a base do Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Contêineres sanitários são equipadas com chuveiros, pias, vasos sanitários e mictórios. Foto: Divulgação / Guarda Municipal
Contêineres sanitários são equipadas com chuveiros, pias, vasos sanitários e mictórios. Foto: Divulgação / Guarda Municipal