Diário Carioca Google News

Já se antecipando ao Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começa, neste fim de semana, o reforço de efetivo nas praias da Baixada Litorânea do RJ.

De 06 a 21 de fevereiro, mais de 70 guarda-vidas vão patrulhar diariamente a orla para garantir a segurança dos banhistas que, historicamente, procuram a região dos Lagos nesta época do ano. Os militares vão contar com o apoio de quadriciclos, motos aquáticas e botes de resgate. Os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Macaé e Rio das Ostras estão entre os mais procurados. 

– O manejo sazonal de recursos humanos e logísticos faz parte de um planejamento estratégico, baseado no aumento da frequência de turistas e na crescente demanda por socorros marítimos neste período. Cerca de 280 RAS (Regime Adicional de Serviço) de 12 horas foram destinados para a área operacional. São bombeiros contratados para trabalhar na folga, complementando o efetivo dos postos. Além disso, alunos do Curso de Salvamento no Mar (CSMAR) vão apoiar as ações dos guarda-vidas do 18º GBM (Cabo Frio) – afirmou o coronel Cássio Capelli, comandante do CBA V (Comando de Bombeiros de Área V).

Prevenção em ônibus de turismo

Recordista em número de salvamentos marítimos, o 18º GBM (Cabo Frio) adotou estratégias diferenciadas para prevenir afogamentos, especialmente, entre os turistas que chegam diariamente à cidade em ônibus de excursão. A abordagem preventiva acontece antes mesmo de os banhistas pisarem na areia: a orientação se dá no interior dos veículos que estacionam no terminal local. 

A ação é uma parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Cerca de 1.200 turistas são beneficiados por dia com dicas de como evitar acidentes no mar. Os bombeiros também capacitam guias de turismo, que podem atuar como replicadores das informações sobre os perigos das praias. 

– Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, levando informações sobre cuidados simples, mas que podem salvar vidas – afirmou o tenente-coronel Torres, comandante do quartel de Cabo Frio

Mais Noticias

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *